Auxílio Brasil: 7 informações importantes para receber o novo Bolsa Família

Atualizado Hoje!

Saiba como vai funcionar o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família! Saiba como receber o benefício que vai ter um aumento de até 50%! 

O Governo Federal confirmou oficialmente o início do Auxílio Brasil para novembro de 2021. A Medida Provisória já está valendo, mas o programa só deve começar depois do fim do pagamento do Auxílio Emergencial. 

Mas e quem vai receber essa nova versão do Bolsa Família? Vai ter aumento na mensalidade? Como se inscrever? Selecionamos algumas das principais informações para que você fique por dentro do novo benefício. Confira!

Auxílio Brasil 7 informações importantes para receber o novo Bolsa Família
Auxílio Brasil: 7 informações importantes para receber o novo Bolsa Família. / Imagem: Divulgação.
  1. Está aberto o Cadastro para o Auxílio Brasil 2021?

A principal dúvida neste momento é sobre a inscrição no benefício. Afinal, já está aberto o cadastro do Auxílio Brasil 2021? Sim e não. Ué, mas como assim? 

O Governo Federal ainda não divulgou um site ou plataforma específica do Auxílio Brasil voltado apenas para cadastro e inscrições. Ou seja, ainda não é possível inscrever-se exatamente para o novo programa. 

Mas atenção: a forma de acesso ao programa será muito parecida (ou idêntica) ao do Bolsa Família. Isto é, de certa forma, já é possível preparar o seu cadastro para receber o novo benefício. Entenda mais no tópico 5, sobre a inscrição. 

  1. Como vai funcionar o Auxílio Brasil

Mas então como vai funcionar o Auxílio Brasil em 2021? Qualquer pessoa poderá receber? Não exatamente. O programa vai continuar tendo os pré-requisitos do Bolsa Família, ou seja, será para pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza. 

Em resumo, para explicar o funcionamento do programa, é possível pensar que ele é uma espécie de “ponte” entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.

Isto é, ele vai ser uma versão melhorada do Bolsa Família, mas com valores mais atrativos (equivalentes ao Auxílio Emergencial). 

  1. Quem não estava no Bolsa Família, vai receber Auxílio Brasil?

Sim. Mesmo quem ainda não estava inscrito no programa Bolsa Família poderá inscrever-se para receber o novo Auxílio Brasil. E aqui entramos em um ponto importante: o Cadastro Único (CadÚnico). 

O CadÚnico é obrigatório para quem quer receber o Auxílio Brasil. Ou seja, se você não tem esse cadastro ainda, precisa fazer isso diretamente em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de você. 

Depois disso, é necessário fazer a solicitação para receber o Bolsa Família – e entrar na lista de quem poderá receber o Auxílio Brasil. 

  1. Quando começa o Auxílio Brasil em 2021?

O que também foi confirmado é quando vai começar o Auxílio Brasil em 2021. A MP do Governo Federal prevê o término do Auxílio Emergencial primeiro e depois o início do novo programa. 

Como o pagamento da renovação vai até outubro, o começo do Auxílio Brasil vai ter início em novembro. Para isso, porém, ainda é necessária a confirmação dos valores. 

O novo valor do novo Bolsa Família será até 50% maior na média. Quem confirmou a informação foi o próprio presidente Jair Bolsonaro. 

  1. Como se inscrever Auxílio Brasil 2021

Agora a pergunta é: como fazer o cadastro no Auxílio Brasil? Como dito anteriormente, o primeiro passo é ter o Cadastro Único. Quem já tem, precisa estar com as informações atualizadas. 

Como ainda não existe um site para cadastro específico no programa, a inscrição no Auxílio Brasil deve ser feita do mesmo modo que o Bolsa Família. Ou seja, os interessados devem fazer o Cadastro Único e fazer a solicitação de entrada no programa no CRAS mais próximo. 

Como atualizar cadastro para receber o Auxílio Brasil: Passo a passo para ter direito ao novo Bolsa Família

  1. Auxílio Brasil vai ser online? 

A boa notícia é que o programa novo deve ser mais rápido e possuir mais ferramentas online disponíveis. O cadastro do Auxílio Brasil não deve ser online e deve seguir pelos CRAS em um primeiro momento. 

Mas a consulta do Auxílio Brasil online poderá ser mais tranquila. O Governo Federal ainda não divulgou detalhes, mas pode ser lançado um novo site com mais detalhamento e um novo aplicativo para fazer a consulta. 

  1. Benefícios do Auxílio Brasil 2021

Finalmente, é importante ficar atento para todos os benefícios do Auxílio Brasil 2021. O programa vai trazer novas modalidades – incluindo Primeira Infância (para famílias com crianças pequenas) e Auxílio Esporte Escolar (para estudantes entre 12 e 17 anos com destaque em competições oficiais).

Confira a seguir a lista de benefícios do Auxílio Brasil:

 

Leia Também