“Autosserviço” do INSS pelo WhatsApp? Entenda o que vai acontecer e evite golpes!

Saiba como vai funcionar essa nova ferramenta do INSS para facilitar a vida dos beneficiários

Se você perguntar para qualquer pessoa o que ela acha do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com certeza vai encontrar opiniões diferentes. Contudo, uma questão complicada deve aparecer na resposta da maioria delas: a demora das filas de espera. 

E é justamente pensando nesse problema que o Ministério da Previdência Social está trabalhando para trazer novas ferramentas. A seguir vamos falar de uma novidade que pode facilitar esse processo e, quem sabe, acelerar bastante esse tipo de situação. Confira e saiba quais são os mecanismos que podem melhorar essa situação.

Autosserviço INSS
Confira tudo sobre o auto atendimento pelo INSS (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Autosserviço pelo INSS?

É isso mesmo! O Instituto Nacional do Seguro Social vai começar a testar em outubro dois tipos de mecanismos de autosserviço. 

Como indica o nome, serão plataformas onde os beneficiários poderão acelerar o serviço através de um atendimento às suas demandas. Ou seja, ao invés de precisar obrigatoriamente de ajuda, algumas pessoas poderão resolver as questões rapidamente. 

A ideia é que os testes comecem para dois tipos de autosserviço: através de totens que vão ficar nas agências e usando o próprio WhatsApp. 

O objetivo é principalmente acelerar dois processos:

  • Perícia médica: que é essencial para a solicitação de benefícios por incapacidade, por exemplo; 
  • Avaliação social: etapa necessária principalmente para pessoas que vão receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Veja também: Se afastou do trabalho por estar doente? Conheça todos os seus DIREITOS

Auto atendimento do INSS nas agências 

Os testes para os atendimentos com totens nas agências do órgão estão com data marcada: entre os dias 23 e 27 de outubro. 

Em um primeiro momento, o auto atendimento nas máquinas do INSS acontecerão nas agências de Santo Amaro e Mauá, em São Paulo. Essas definições possivelmente foram estratégicas por conta do alto fluxo nesses locais. 

Ainda não existe uma previsão de datas-teste para outras cidades pelo país. Essa automação dos atendimentos é parte fundamental do projeto que vai modernizar o INSS. 

Tudo está sendo feito em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Como vai ser o auto atendimento do INSS pelo WhatsApp?

Por fim, é importante lembrar que em abril o ministro da Previdência, Carlos Lupi, já afirmou que o INSS vai usar o WhatsApp para falar com os beneficiários. Contudo, esse serviço ainda não começou a ser implementado. 

Não foram divulgados também os detalhes sobre o auto atendimento do INSS pelo WhatsApp. O que se sabe é que a fase de testes deve começar em breve. 

Além disso, a expectativa é que os atendimentos via Whats tragam informações sobre vários tipos de situações. Entre os destaques estão: agendamento de perícias, orientações sobre os auxílios (pensões e aposentadorias), andamento de pedidos, etc. 

Sempre lembrando: o serviço do INSS pelo WhatsApp ainda não começou. Por isso nunca dê nenhuma senha de acesso ou informação pessoal para alguém que pede isso.

Golpistas já estão tentando obter dados privilegiados desta forma. Tenha muito cuidado já que o INSS não pede informações pessoais. 

Veja também: Lista dos aposentados e pensionistas que vão receber PAGAMENTO EXTRA do INSS é REVELADA