Autoescola ONLINE? Saiba como realizar as aulas da CNH sem precisar sair de casa

Opção de autoescola online está deixando alunos surpresos. Entenda a dinâmica.

Durante a pandemia, sabemos que diversos serviços passaram a ocorrer de maneira remota. Na época, essa era a única saída oferecida para a população que desejava continuar suas atividades. 

Dentre os serviços que oferecem essa opção estavam as autoescolas. Muitas realizaram todo o processo das aulas teóricas através deste método. Além disso, ainda existia a possibilidade de efetuar simulados em casa. 

Autoescola ONLINE? Saiba como realizar as aulas da CNH sem precisar sair de casa
Saiba como conseguir realizar a autoescola online – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Autoescola online é possível

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) comenta que as pessoas que desejarem realizar a sua formação teórica de maneira online, possuem essa opção. Essa medida foi decretada e publicada no Diário Oficial da União durante o mês de abril de 2020. 

Dessa forma, as autoescolas que tiverem interesse em oferecer esse método para os usuários precisam seguir uma regra. O contato entre alunos e instrutores deve ocorrer através de uma plataforma digital que oferece uma comunicação clara, fácil e eficaz entre os alunos e instrutores. 

Entendendo isso, é possível comentar que as aulas online acontecem da mesma maneira que o modelo presencial. Contudo é necessário realizar algumas adaptações como um bom acesso a internet, além de conseguir equipamentos adequados para mostras vídeo e áudio. 

Logo, é importante entender que qualquer pessoa pode realizar as aulas teóricas. Porém, é necessário que tanto o aluno como a autoescola siga as regras comentadas assim. Além disso, é necessário seguir a carga horária estabelecida, duração das aulas bem como o conteúdo pragmático. 

Já no que concerne à autoescola, além das questões acima, é imprescindível a presença do instrutor. Ou seja, ele deve oferecer as aulas em tempo real, não existindo a opção de oferecer aulas gravadas. 

Saiba mais: Já é possível tirar carteira de motorista SEM precisar de uma autoescola? Qual é o valor da CNH?

Teoria e prática

As aulas teóricas online devem seguir algumas exigências do Contran. Assim, é necessário realizar um agendamento prévio entre aluno e instrutor, além de escolher a plataforma que deseja. Ao realizar esse processo, o aluno receberá uma indicação por e-mail com a notificação de agendamento. Caso deseje, é possível entrar na plataforma escolhida para ter mais detalhes. 

Um dos pontos estabelecidos pelo órgão, é que a plataforma precisa possuir um sistema antifraude. Esse processo pode ser realizado através da biometria, realizando um reconhecimento fácil. O passo deve ocorrer no início e final da aula, tanto para o aluno como para o instrutor, de maneira obrigatória. 

Após realizado o reconhecimento biométrico, o instrutor deve dar a aula como encerrada e enviar os dados para o Detran. Assim, serão exigidos 45 horas de aulas teóricas ao vivo, com explicações, resposta a dúvidas e possíveis discussões. 

Já a parte prática, como o nome já explica, deve ser realizada de maneira presencial. Isso porque é neste momento que o aluno entra no carro e aprende a realizar os processos conhecidos durante o período da teoria. 

Assim, é necessário que a pessoa entre em contato com a autoescola escolhida para realizar o agendamento das aulas práticas. 

Em suma, conseguir repassar a parte teórica para ser realizada sem a necessidade de sair de casa, é um bom adiantamento do processo da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque o tempo gasto com o deslocamento até o local poderá ser utilizado para outros fins. 

Veja também: Já é possível fazer CNH sem precisar ir a AUTOESCOLA? Saiba mais