44% da população brasileira recebeu AUMENTO no score do Serasa: aprenda a consultar o seu!

Será que você foi um dos sortudos?

O Serasa Score passou por uma atualização e, por conta disso, a pontuação de milhares de brasileiros mudou. Para se ter ideia, ela é uma das referências mais importantes para avaliação de crédito realizada por empresas. Logo, através do novo modelo, os consumidores terão ainda mais chances de ter crédito aprovado!

Quer saber o que mudou e como consultar seu score? Então continue nos acompanhando abaixo para não perder nenhum detalhe sobre o tema!

Confira como funciona o novo formato do Serasa Score
Confira como funciona o novo formato do Serasa Score / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Serasa Score 2.0

Como dito anteriormente, o Serasa Score é uma das referências centrais utilizadas por empresas, bancos e instituições financeiras na hora da avaliação de crédito. O objetivo do dispositivo é dar uma nota aos usuários de acordo com seu comportamento de pagador e de como é seu consumo. A nova versão da pontuação tem como objetivo fazer com que a vida financeira dos consumidores se aproxime o máximo possível da realidade.

Ao elaborar a pontuação, que pode variar entre 0 e 1000, o Serasa avalia alguns aspectos práticos sobre os usuários, como as dívidas que possui, seu histórico de bom pagador e, consequentemente, sua capacidade de efetuar o pagamento das contas. Logo, quanto mais o consumidor deve, menor é a nova final do score. Caso ele seja um bom pagador, ele receberá uma nota alta.

Através da atualização do sistema, estima-se que cerca de 44% dos cidadãos brasileiros tiveram sua pontuação aumentada. Entretanto, aproximadamente 23% passou pela redução de pontuação, enquanto 33% não teve nenhuma alteração nos números. De acordo com representantes do Serasa, as mudanças vão tornar a influência da pontuação muito mais clara para os usuários.

Ou seja, a pontuação deixará de ser somente um número. Antigamente, o consumidor não entendia muito bem como aquela nota era atribuída a ele. A partir de agora, ele saberá o que aconteceu para sua nota ter aumentado, bem como quais critérios foram levados em consideração para determinar que a pontuação fosse reduzida.

Dito isso, o objetivo principal da mudança é manter o perfil do consumidor o mais próximo possível da sua realidade de consumo, o que é bom tanto para o usuário, que ficará mais esclarecido, quanto para as empresas, que podem conceder crédito para quem realmente pagar as contas em dia.

Veja também: Aumentar Score Serasa: truques para subir rapidamente sua pontuação

Como consultar seu score?

Por fim, aproximadamente três milhões de pessoas já tiveram acesso à atualização do Serasa, conforme dados do próprio órgão. A expectativa é de que todos poderão se consultar até o final do ano. Para isso, basta acessar o site (https://www.serasa.com.br/score/) ou baixar os aplicativos do Serasa Score (Android: https://bityli.com/HdFvDb ou iOS: https://bityli.com/ewkWcW).

Em resumo, o usuário que possui uma pontuação entre 701 e 1000 é considerado um muito bom pagador, ou seja, a possibilidade de ele honrar com seus compromissos financeiros é alta. Entre 501 e 700 é considerado bom, logo, ainda está dentro da média de concessão.

Agora, entre 301 e 500, a situação é vista como regular, o que já diminui as chances desse consumidor de conseguir crédito, por exemplo. De 0 a 300 é uma pontuação baixa, que indica que o cidadão não é confiável.

Veja também: Serasa MUDOU: como será o score a partir de hoje?