Passo a passo para AUMENTAR o valor do seu benefício INSS: ainda HOJE (20)

Existem diferentes motivos que podem levar à revisão de benefício do INSS, saiba o que é preciso e como proceder em cada caso.

Os cidadãos que estão em busca de receber algum benefício do INSS costumam passar um bom tempo na fila de espera, aguardando que o órgão análise o pedido. Existe ainda o caso dos segurados que já recebem algum benefício do INSS, mas que desejam aumentar o valor e não sabem por onde começar.

Existem diferentes formas de pedir a revisão do benefício para aumentar o valor que é pago mensalmente, mas para isso é importante que o segurado tenha em mente que precisa comprovar o direito ao aumento. Isso porque ao dar entrada na solicitação será revisado todo o histórico como segurado, o que pode tanto aumentar como diminuir o benefício.

São diferentes motivos que podem gerar a revisão, a seguir vamos explicar as modalidades disponíveis para que cada pessoa receba um valor justo e ao qual tem direito. Confira ainda os meios para dar entrada no pedido de revisão do benefício do INSS e avalie qual o melhor caminho para seguir no seu caso.

Passo a passo para AUMENTAR o valor do seu benefício INSS: ainda HOJE (18)
A revisão do benefício pode aumentar ou diminuir o valor, com o procedimento administrativo ou judicial. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Formas de aumentar o benefício do INSS

Uma das formas mais comuns de aumentar o valor do benefício do INSS é por meio da revisão por erro de cálculo. Ela é indicada quando o segurado percebe que o INSS errou ao calcular o valor do benefício a ser pago, os erros podem ter sido nos cálculos do tempo de contribuição, na base de cálculo ou na aplicação do coeficiente de correção.

O segurado também pode solicitar a inclusão de novos períodos de contribuição, que é quando são descobertos períodos de trabalho que não foram considerados na concessão do benefício. Acontece quando o segurado contribui informalmente, quando as contribuições não são devidamente registradas ou quando há erro no registro de vínculo empregatício. É preciso ter a comprovação da contribuição durante estes períodos para solicitar a inclusão no cálculo do benefício.

Outra possibilidade é a de revisão por tempo especial, quando a pessoa trabalhou em condições especiais, se expondo a riscos físicos, químicos ou biológicos. É preciso relatar o tipo de atividade desempenhada e o risco ao qual estava submetido. Pode ser concedida uma aposentadoria especial ou ter a conversão do tempo especial para comum.

Mais uma opção é a de revisão por reavaliação de perícia, quando o segurado discorda do resultado inicial da perícia médica do INSS, um exemplo é a concessão de auxílio-doença, quando na verdade o mais indicado é a aposentadoria por incapacidade permanente. Neste caso, é preciso apresentar laudos médicos e solicitar uma nova perícia.

Veja também: Brasileiros que NUNCA trabalharam também podem receber aposentadoria do INSS: saiba como (16)!

Como solicitar a revisão?

A revisão para aumentar o valor do benefício do INSS pode ser solicitada de duas formas, por vias administrativas ou judiciais.

No primeiro caso, é preciso entrar em contato diretamente com o INSS, nas agências, por meio do site (https://meu.inss.gov.br/), do aplicativo (Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US ou iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358) ou através da central 135.

Caso não resolva, o segurado pode ingressar na Justiça pedindo a revisão. Vale destacar que ambos os procedimentos só podem ser solicitados em até 10 anos da data do primeiro pagamento.

Veja também: INSS divulga data OFICIAL para PAGAMENTOS de benefícios de setembro; calendário será antecipado?