Aumentar Score Serasa: truques para subir rapidamente sua pontuação

Quais são as melhores maneiras de aumentar o score do Serasa? Veja como melhorar sua pontuação.

Hoje em dia, o Score do Serasa é um dos itens mais avaliados para a concessão de linhas de crédito e empréstimos. A partir de uma pontuação que vai de 0 a 1000, o Score indica quais são as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. Ou seja: é uma espécie de “previsão do futuro”, que leva em conta os hábitos dos consumidores e os débitos já estabelecidos. Sendo assim, os brasileiros querem saber: como aumentar o Score do Serasa?

Nos processos de concessão de crédito, o Serasa Score serve para caracterizar o “nível de confiança” de cada solicitante. Em outras palavras, as pessoas que têm pontuações maiores são consideradas mais confiáveis – e garantem condições especiais na hora de solicitar um empréstimo, por exemplo. Se o seu Score do Serasa está baixo, não se desespere! Existem várias alternativas para aumentar a pontuação. Listamos abaixo as mais importantes; confira.

Como consultar o Score do Serasa? Passo a passo

Antes de explicar como é possível aumentar o Serasa Score, é importante lembrar como verificar essa pontuação. Realizada pelo site oficial do Serasa, a consulta é gratuita. Mostramos abaixo o passo a passo completo; veja.

  • Acesse o site oficial do Serasa (www.serasa.com.br);
  • Clique em “Consultar CPF Grátis”;
  • Digite o CPF;
  • Informe sua senha;
  • Se você ainda não tem cadastro, basta preencher as informações pedidas e retornar à página inicial;
  • Pronto! Em uma nova página, você poderá conferir o Score do Serasa com todas as informações essenciais. Também é possível fazer a mesma consulta no aplicativo do Serasa, disponível para download na Play Store (para celulares com o sistema operacional Android) e na App Store (para Aparelhos da Apple, com iOS).

Se você deseja baixar o app do Serasa, é só acessar https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.serasaexperian.consumidor (para Android) ou https://apps.apple.com/br/app/serasa-consulta-cpf-e-score/id1102452668 (para iPhone).

Veja também:  Passo a passo para solicitar o consignado do Auxílio Brasil através da Caixa Econômica!

Entende melhor a pontuação! Para que ela é usada?

A pontuação do Serasa é utilizada, primordialmente, em operações de empréstimo. Antes de conceder linhas de crédito aos clientes, as instituições bancárias avaliam todos os hábitos do solicitante. Essa avaliação tem o objetivo de traçar um panorama sobre a relação do cliente com as dívidas. O Score, dessa forma, serve para simplificar essa análise, estabelecendo um valor numérico para o “nível de confiança” de cada consumidor.

O Score do Serasa é usado não só pelas instituições bancárias, mas também por todas as outras empresas que concedem créditos aos consumidores – como lojas, empresas de telefonia, companhias de TV a cabo, financeiras, imobiliárias e prestadoras de serviços em geral. Na hora de alugar um apartamento, por exemplo, o Score também é consultado.

Conheça as faixas de pontuação do Serasa

Como citamos anteriormente, a pontuação do Serasa vai de 0 a 1000. Sendo assim, como saber se Score está alto ou baixo? A empresa trabalha com 4 faixas de pontuação. O cálculo é realizado a partir de 7 critérios: comportamento de consultas, consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito. Confira abaixo as 4 faixas:

  • 1ª faixa – Score de 0 a 300 – Baixo;
  • 2ª faixa – Score de 301 e 501 – Regular;
  • 3ª faixa – Score de 501 a 700 – Bom;
  • 4ª faixa – Score de 701 a 1000 – Muito Bom.

Agora que você já sabe como o Score do Serasa funciona, e para quê ele é utilizado, mostramos abaixo algumas dicas essenciais para aumentar a pontuação.

Como aumentar a pontuação do Serasa? Limpe seu nome!

A principal dica para aumentar o Score do Serasa é limpar o nome. Logo, se você tem dívidas atrasadas, é importante negociar com os credores para garantir os pagamentos de todas elas. Essa deve ser a prioridade de todas as pessoas que desejam aumentar a pontuação.

Com dívidas ativas (ou nome sujo), é extremamente difícil aumentar o Score do Serasa. Afinal de contas, esses débitos são analisados pela empresa na hora de estabelecer a pontuação.

A partir do cadastro no Serasa, os consumidores brasileiros podem acessar os inúmeros materiais de educação do site. Esses tutoriais trazem dicas essenciais para quem deseja limpar o nome, quitar dívidas e garantir uma maior oferta de crédito.

Além disso, vale a pena ficar de olho nos Feirões de Renegociação do Serasa. Normalmente, esses eventos acontecem uma vez por ano, e trazem descontos expressivos para a quitação de dívidas. Em alguns casos, o desconto pode ultrapassar 90%.

Limpei meu nome e o Score do Serasa não mudou? O que aconteceu?

Se você já limpou o nome e quitou todas as dívidas, o Score do Serasa deve aumentar. Porém, esse reajuste não é imediato.

Após a quitação das dívidas, os consumidores devem manter a pontualidade dos pagamentos. Ou seja: nos próximos meses, é importante pagar todas as contas em dia.

O Score, como citamos acima, avalia os hábitos dos brasileiros. Por isso, os antigos devedores devem comprovar uma mudança de comportamento, com o pagamento de débitos de forma ágil e responsável.

Quanto mais tempo você mantiver esse novo comportamento, maior será sua pontuação. O Score costuma ser atualizado alguns meses após o pagamento de todas as dívidas.

Mantenha os dados atualizados no Serasa

Outra dica importante para aumentar a pontuação de crédito é manter os dados pessoais sempre atualizados no Serasa.

A partir do cadastro no Serasa, os usuários devem inserir informações pessoais como idade, endereço e telefone. No caso de mudanças, é essencial atualizar os dados.

A atualização pode ser realizada no site oficial da empresa. Para isso, é só acessar a área de informações pessoas e inserir os novos dados.

Veja também:  Quase 80% da população brasileira está endividada: saiba como se LIVRAR das contas e não cair em golpes

Existe um aplicativo para aumentar o Score do Serasa rapidamente?

Não existem aplicativos, truques de mágica ou macetes para aumentar o Score do Serasa rapidamente. A única maneira de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia e manter uma vida financeira saudável.

Portanto, não confie em alternativas que prometem um aumento rápido e considerável do Score, principalmente para quem tem nome sujo. Muitos criminosos utilizam termos relacionados ao Serasa para aplicar golpes. Ou seja: todo cuidado é pouco!