ATUALIZAÇÃO sobre o 14º SALÁRIO para APOSENTADOS do INSS em 2020: Veja a PROPOSTA e como será o PAGAMENTO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ATUALIZAÇÃO sobre o 14º SALÁRIO para APOSENTADOS do INSS em 2020 – Entenda como pode ser feito o pagamento de uma parcela extra para aposentados e pensionistas!

Muitas pessoas estão procurando novidades e acabam caindo em fake news. Por isso uma  atualização sobre o 14º salários para aposentados do INSS em 2020 é importante. Para fazer isso, vamos trazer as últimas informações oficiais.

Confira atualmente qual é a situação do pagamento e se o benefício extra será realmente disponibilizado para brasileiros e brasileiras de todo o país. Fique por dentro e repasse todos os detalhes para amigos e familiares que estão na condição de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. 

ATUALIZAÇÃO sobre o 14º SALÁRIO para APOSENTADOS do INSS em 2020
Imagem: Divulgação

Aposentados vão ter 14º salário?

A principal pergunta sobre o assunto neste momento é: os aposentados terão 14º salário? Alguns canais do Youtube e sites não oficiais estão dizendo que sim. Mas será que é verdade? O pagamento está confirmado?

É necessário ter muita calma nessa hora. O Governo Federal ainda não se pronunciou através do Ministério da Cidadania e do Ministério da Economia que são os dois responsáveis por esse tipo de tópico. 

O que ainda temos oficialmente é o Projeto de Lei do 14º salário para aposentados, a PL 3.657/2020. O texto prevê uma parcela extra para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social durante a pandemia do Covid-19. 

Qual é a situação do 14º salário para aposentados

E qual é a situação do 14º salário para aposentados e pensionistas de forma prática? A última informação relevante é que o senador Paulo Paim, relator do projeto, pediu a urgência na aprovação da PL 3.657/2020. 

Como a proposta foi recentemente apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e foi aprovada pelo próprio Paim, agora há a necessidade de continuação do texto. 

O senador ainda falou sobre a importância da aprovação do 14º salário para aposentados e pensionistas. Pessoas menos favorecidas estão sofrendo com a Covid-19 e esse valor no fim do ano seria essencial para milhões de famílias. 

Além de ser um pagamento válido para os beneficiários, Paim defende que esse valor será uma injeção de dinheiro na economia como um todo. Cerca de R$ 42 bilhões em dinheiro poderiam ser adicionados em mercados e comércios locais. 

Aprovado 14º Salário Aposentados

Para ser aprovado o 14º salário aposentados e pensionistas deve passar ainda por outras instâncias. Ou seja, o Projeto de Lei ainda está em fase de votação e o pedido de emergência do senador Paulo Paim pode acelerar o processo. 

Ainda assim, é necessário aguardar que o texto passe pelo Senado Federal, Câmara de Deputados e depois pela sanção do presidente Jair Bolsonaro. Ou seja, poderemos saber se vai ter 14º salário para aposentados INSS ainda neste mês – já que a aprovação em dezembro inviabilizaria o tempo de execução. 

Para saber mais sobre esse e outros benefícios sociais, acesse: https://pronatec.pro.br/novidades-pagamentos-de-novembro-14-salario/

 

Leia Também