Cadastro e atualização no CadÚnico para receber o novo Bolsa Família: Auxílio Brasil é o programa mais recente…

Atualizado Hoje!

Entenda como vai funcionar a inscrição no programa Auxílio Brasil e quem vai receber o benefício já no segundo semestre de 2021! 

Muitas pessoas agora estão procurando informações sobre o novo Bolsa Família, o Auxílio Brasil. O Cadastro Único (CadÚnico) segue sendo o principal caminho para obter esse benefício. 

Confira a seguir as últimas informações sobre a nova ação e saiba exatamente como você poderá garantir o pagamento desse substituto do Bolsa Família. Entenda como vai funcionar!

Cadastro e atualização no CadÚnico para receber o novo Bolsa Família Auxílio Brasil é o programa mais recente…
Cadastro e atualização no CadÚnico. / Imagem: Divulgação.

Novo Bolsa Família 2021

Você sabia que foi entregue à Câmara dos Deputados o texto oficial do Novo Bolsa Família 2021? E como o benefício foi entregue na forma de Medida Provisória (MP), ele passa a valer imediatamente. 

Mas muita calma. O Governo Federal ainda não vai implementar o Auxílio Brasil (nome do novo programa) porque os valores ainda não foram definidos oficialmente. 

O que se sabe é que o valor do novo Bolsa Família 2021 pode ultrapassar os R$ 300 – com possibilidade de chegar a R$ 400 em média. Mas como isso ainda não está no texto, o benefício ainda não começa a valer esse mês. 

Como receber Auxílio Brasil 2021

A grande questão no momento é como receber o Auxílio Brasil 2021. O que a Medida Provisória mostra é que a forma de ingresso não vai mudar, apenas os valores e o número de beneficiários devem aumentar. 

Por isso, quem quer receber o novo Bolsa Família 2021 pode ficar tranquilo. O pedido acontece da mesma forma que acontecia anteriormente. Todos os detalhes devem surgir, porém, em outubro ou novembro (quando o benefício começa a ser pago). 

O passo a passo para receber o Auxílio Brasil segue então o mesmo caminho do Bolsa Família:

  • Um responsável familiar (preferencialmente mulher com mais de 18 anos) deve ir até uma unidade de CRAS; 
  • No Centro de Referência Assistencial é necessário solicitar a inscrição no Bolsa Família
  • A documentação completa deve ser entregue e a família vai entrar na fila para entrar no programa. 

Auxílio Brasil 2021 Cadastro Único

Isso quer dizer que para receber o Auxílio Brasil 2021 é obrigatório ter CadÚnico. Quem ainda não está cadastrado precisa fazer a inscrição também em uma unidade do CRAS. 

Como saber se estou no CadÚnico?

É importante lembrar, porém, que o Cadastro Único NÃO garante a inscrição no Bolsa Família. Depois de inscrito no CadÚnico é necessário de toda forma pedir o cadastro no programa de renda. 

Se você ainda não entendeu exatamente como vai ser o novo Bolsa Família, conheça o Auxílio Brasil

 

Leia Também