ATUALIZAÇÃO no CadÚnico para MANTER Benefício: Milhares de FAMÍLIAS precisam ATUALIZAR CADASTRO! PRAZO está TERMINANDO

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ATUALIZAÇÃO no CadÚnico para MANTER Benefício – Confira como funciona a atualização dos dados do CadÚnico para manter os benefícios sociais!

Em muitas regiões são disponibilizados benefícios sociais e trabalhistas para milhares de brasileiros através dos dados do Cadastro Único. O que muitos não sabem é que é necessária a atualização no CadÚnico para manter alguns desses valores. 

Esse é o caso de famílias que estão recebendo descontos específicos em taxas de água e luz, por exemplo. Em algumas regiões o prazo para fazer essa renovação dos dados está terminando e por isso é necessário fazer essa atualização. 

ATUALIZAÇÃO no CadÚnico para MANTER Benefício
Imagem: Divulgação

Atualização CadÚnico Tarifa Social

Foi confirmada a necessidade de atualização do CadÚnico para Tarifa Social. Todos os beneficiários que estão neste momento recebendo esse tipo de desconto no Brasil devem ficar atentos. 

Para quem ainda não sabe como funciona Tarifa Social Energia Elétrica, esse é um tipo de desconto voltado para famílias de baixa renda. A Agência Nacional (ANEEL), responsável por concessionárias de todo o país, definiu que é proibido o descadastramento de famílias que já recebem os descontos na fatura durante a pandemia. 

O problema é que a Portaria que define isso vai perder a validade em janeiro de 2021. Ou seja, milhares de brasileiros deixarão de fazer parte da Tarifa Social de energia elétrica e com isso vão ter que pagar os valores integrais a partir do próximo ano. 

Quem tem direito a Tarifa Social

É necessário o destaque sobre quem tem direito a Tarifa Social. Os critérios são sempre definidos pelo próprio Governo Federal e todas as famílias interessadas devem estar cadastradas com Número de Identificação Social (NIS) ativo no CadÚnico. 

Por isso é necessária uma atualização a cada dois anos para garantir que os dados estão corretos. Quem está com o NIS desativo (como acontece quando a pessoa não faz atualizações há muito tempo), pode ficar sem a Tarifa Social. 

Por isso, se você não faz a atualização do Cadastro Único há muito tempo, procure o telefone de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região. 

Saiba como se inscrever no CadÚnico e como atualizar!

Cadastrar Tarifa Social 

Por fim, quem ainda nem recebe o desconto e quer cadastrar Tarifa Social EDP (nas regiões de São Paulo e Espírito Santo) pode fazer isso a qualquer momento. Os clientes que estão dentro dos critérios podem fazer o pedido rapidamente pelo site. 

Quem pode se inscrever na Tarifa Social EDP são:

  • Famílias inscrita no CadÚnico com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Unidades familiares inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários mínimos – em caso de haver portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos que dependem do consumo de energia elétrica;
  • Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico.

Para fazer a inscrição na Tarifa Social, acesse: https://www.edp.com.br/tarifasocia

 

Leia Também