Atualização Cadastro BOLSA FAMÍLIA: Bloqueio, Suspensão e Cancelamento – Quando acontece a retomada?

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Atualização Cadastro BOLSA FAMÍLIA – Confira como vai funcionar a atualização do principal programa de renda fixa do país!

Estamos passando por um momento de muita dificuldade por conta do novo coronavírus. Por isso muitas pessoas estão contando com programas de auxílio e é importante ficar atento para as novidades. É o caso da Atualização do Cadastro Bolsa Família

Os beneficiário devem ficar atentos justamente para saber quando vão averiguar seus cadastros em caso de bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício. A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso e trazer as últimas informações que foram divulgadas pelo Governo Federal. 

Atualização Cadastro BOLSA FAMÍLIA
Imagem: Divulgação

Atualizações Bolsa Família

Uma nova notícia para quem faz parte do programa: as atualizações do Bolsa Família vão voltar apenas em âmbito interno. Uma portaria do Ministério da Cidadania, disponibilizada no Diário Oficial da União (20 de julho) determinou a retomada das ações de administração desse tipo. 

O que isso quer dizer? Na prática, a partir de agosto poderão ser retomadas as funções de nível municipal do programa Bolsa Família assim como as alterações cadastrais para gestão da folha de pagamento. 

Mas isso NÃO quer dizer que os beneficiários poderão ir até uma unidade de CRAS ou equivalente ainda. Ficou confirmado um prazo de mais 6 meses da suspensão de revisão do Bolsa Família

Suspensão Atualizações Bolsa Família

É importante destacar que em maio, uma portaria havia sido publicada para a suspensão das atualizações do Bolsa Família enquanto houvesse o Auxílio Emergencial de R$ 600. Essa segunda portaria, de 20 de julho, mantém essa suspensão por mais 6 meses. 

Ou seja, por mais seis meses (até o fim do ano) NÃO será possível fazer:

  • Averiguação da situação no programa; 
  • Revisão do cadastro Bolsa Família
  • Bloqueios, suspensões e cancelamentos por descumprimento de regras. 

Auxílio Creche de R$ 250,00 Governo Federal: Beneficiários do Bolsa Família!

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a intenção é evitar aglomerações de pessoas e evitar que os integrantes de famílias do Bolsa Família exponham-se ao Covid-19.Segundo o Governo, as operações desses programa estão prejudicadas por diversas situações. 

Fatores como a suspensão das aulas e fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros postos de cadastramento, dificultam a ação de cadastros novos. Ou seja, a resposta para “quando começam as atualizações do Bolsa Família” fica, de acordo com a portaria, para o ano de 2021 apenas. 

Suspensão Atualização Cadastro Único

Por fim, a portaria ainda prevê a suspensão da atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Ou seja, quem precisava fazer a checagem de informações declaradas ou atualizar detalhes no sistema vai ter que esperar mais um tempo. 

O mesmo que acontece com o Bolsa Família acontecerá com o CadÚnico. Está suspensa atualização de cadastro, averiguação ou revisão de qualquer tipo relacionada a problemas como suspensão em auxílios e etc.

Ainda assim, municípios que declararam estar em estado de calamidade estão autorizados a fazer o atendimento remoto para o Cadastro Único. Um projeto também está em tramitação para garantir a inscrição Digital do CadÚnico. Saiba mais na matéria: https://pronatec.pro.br/como-saber-se-estou-no-novo-cadunico-inscricao-digital/

 

Leia Também