Se você fizer ISSO, poderá atrasar a sua aposentadoria

Aposentadoria pode ter atrasos nesses casos. Leia!

A aposentadoria é um momento muito esperado por milhões de trabalhadores. Hoje em dia, já são milhões de cidadãos que recebem o direito por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, outros ainda aguardam poderem ter a concessão do pagamento para pararem de desempenhar atividades de trabalho e poderem ter mais tempo livre para fazer outras atividades.

Todavia, o que muitas pessoas podem não considerar é que há alguns erros que podem ser responsáveis por gerar o atraso da concessão da aposentadoria. Com isso, cidadãos que poderiam se aposentar antes acabam ficando para depois, às vezes por algumas situações que poderiam ter sido evitadas no passado. Descubra quais são esses equívocos, que podem ser comuns e saiba como evitá-los. Veja mais a seguir!

Atrasar a sua aposentadoria

Como já dito, o atraso na aposentadoria pode acontecer devido a alguns erros que os trabalhadores podem acabar cometendo. Neste sentido, é importante destacar, em primeiro lugar, quais são eles.

O primeiro erro que muita gente pode cometer é não se planejar. Dessa maneira, o planejamento pode estar relacionado fato de começar as contribuições ao INSS o mais cedo possível, para evitar dores de cabeça no futuro por não ter o tempo necessário de contribuição. O planejamento é uma das medidas mais efetivas para conseguir atingir diversos objetivos, e com a aposentadoria isso não seria diferente.

O segundo erro está associado ao primeiro. Assim, ele diz respeito à postergar as contribuições. Caso a pessoa já tenha dinheiro e possa começar a contribuir, ela deve ter um dinheiro separado para fazer isso. Dessa maneira, é possível garantir os pagamentos sem ter grandes perdas financeiras no mês, que farão diferença na hora de pagar as contas.

O terceiro equívoco é a pressa em se aposentar ou, em outras palavras, querer aposentar sem necessidade, antes da hora. Salvo exceções em que a pessoa trabalhe em locais que demandam uma aposentadoria precoce, como no caso de trabalhar em setores insalubres ou com alta periculosidade, recomenda-se aguardar o período certo de aposentadoria.

Por fim, o último erro é não ter uma pessoa que cuide dessa área, como um contador ou um consultor. É importante ter um bom profissional que saiba orientar o trabalhador quanto às suas finanças e à aposentadoria.

Veja também: Brasileiros que contribuíram ao INSS antes DESTE ano poderão receber AUMENTO na aposentadoria

Como requerer aposentadoria?

Caso a pessoa atenda todas as regras para a aposentadoria e deseje dar prosseguimento à solicitação, ela pode fazer isso sem sair de casa, por meio do aplicativo oficial do Meu INSS, pelo endereço: https://bityli.com/RXNFG. Basta fazer o login no aplicativo, tocar em “Pedir aposentadoria” e dar prosseguimento ao processo seguindo as orientações disponíveis.

Veja também: Segurados do INSS agora poderão contar com o cartão CONSIGNADO: veja como solicitar