Atendimento Presencial para Certificação do Ensino Médio

Atendimento Presencial para Certificação do Ensino Médio – Veja como é possível buscar o Certificado de Conclusão em algumas cidades em diversas regiões do país

Atendimento Presencial para Certificação do Ensino Médio – Confira detalhes sobre como é possível buscar o Certificado de Conclusão em algumas cidades em diversas regiões do país!

Muitos brasileiros de todas os estados federativos estão com o mesmo sonho: terminar os estudos para entrar no mercado de trabalho nacional. Para isso, milhares de candidatos participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Essa é, hoje em dia, a principal prova para quem quer terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e garantir uma maior valorização do currículo profissional e consequentemente melhores espaços no mercado.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre como buscar a sua certificação do Encceja caso tenha feito a prova e obtido as nota mínimas. Saiba mais detalhes e fique atento para garantir o seu documento.

Atendimento Presencial para Certificação do Ensino Médio
Foto: Divulgação

Retirar o Certificado do Encceja

Retirar o Certificado do Encceja
Foto: Divulgação

Afinal, como é possível retirar o Certificado do Encceja? É importante destacar que existe mais de um tipo de certificação disponibilizada pelo Exame Nacional. Os interessados podem procurar o seu certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.

O certificado de conclusão Encceja é equivalente ao diploma de alunos que terminaram todas as etapas do nível Fundamental e Médio e é dado para todos os candidatos que conseguiram as notas mínimas em todas as provas; já a declaração parcial de proficiência Encceja é disponibilizada para quem alcançou nota mínima em algumas e não precisará fazer de novo essas disciplinas no outro ano.

Em ambos os casos, porém, não é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que emite a documentação. São as secretarias estaduais de Educação ou os institutos federais que disponibilizam esses certificados. Você poderá, portanto, entrar em contato com a sua instituição certificadora para ter em mãos o seu documento.

Veja quantos pontos você precisa para o Certificado Encceja!

Atendimento para Certificados do Encceja

Atendimento para Certificados do Encceja
Foto: Divulgação

Antes de saber mais sobre o atendimento para Certificados do Encceja é importante que você verifique os seus resultados para saber se conseguiu alcançar a nota mínima de 100 pontos em todas as provas e nota 5 na redação.

Os resultados Encceja são disponibilizados no site (em anexo no fim do texto). Em algumas regiões, porém, já estão sendo feitos os atendimentos pessoalmente. É o caso, por exemplo, do certificado Encceja IFMS que está com datas disponíveis para quem quer buscar a certificação pessoalmente.

No Mato Grosso do Sul (nos municípios de Corumbá e Ladário) e em Goiás (em Anápolis) também é possível ir até a unidade certificadora para buscar o seu documento. Os interessados podem verificar qual é a sua unidade na Página do Participante Encceja. Confira: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

 

Leia Também