Atenção inscritos no CadÚnico: o prazo para aproveitar a isenção de taxas está acabando

Inscritos no Cadastro Único para Programas do Governo Federal enfrentam o último chamado para solicitar isenção de taxas em um dos principais vestibulares do país.

A contagem regressiva para os interessados em obter isenção de taxas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está quase no fim. Até sexta-feira, dia 26 de abril, inscritos no Cadastro Único podem fazer a solicitação, uma oportunidade de economizar os R$ 85 cobrados pela inscrição.

Este benefício se estende não apenas aos cadastrados no CadÚnico, mas também a estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, entre outros grupos que atendem a critérios específicos de vulnerabilidade socioeconômica.

Atenção inscritos no CadÚnico: o prazo para aproveitar a isenção de taxas está acabando
Não perca a data da isenção! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM?

Os grupos que têm direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM incluem:

  1. Inscritos no CadÚnico: Pessoas que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem solicitar a isenção da taxa, desde que atendam aos critérios de renda estabelecidos.
  2. Estudantes de escolas públicas: Alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas públicas no ano de realização do exame.
  3. Egressos do ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas: Aqueles que já concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas e que atendam aos critérios de renda.
  4. Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica: Indivíduos que pertencem a famílias de baixa renda, comprovando a situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Veja mais: Participantes do Pé-de-Meia têm inscrição gratuita no Enem: Oportunidade única!

Como solicitar a isenção para o ENEM através do CadÚnico?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM através do CadÚnico, os candidatos devem seguir um processo específico.

Primeiramente, é necessário acessar a Página do Participante no site oficial do ENEM. Lá, os interessados devem selecionar a opção para justificativa de ausência ou para solicitação de isenção da taxa.

Durante o processo, será necessário responder a um desafio de segurança e, em seguida, inserir o número do CPF para iniciar o preenchimento do formulário de solicitação de isenção.

É importante que todas as informações sejam preenchidas corretamente e que a solicitação seja enviada dentro do prazo estipulado pelo INEP, garantindo assim que o pedido seja avaliado e, possivelmente, aprovado.

Veja mais: Enem 2024: descubra como solicitar a isenção da taxa de inscrição

É possível receber algum incentivo financeiro ao participar do ENEM sendo inscrito no CadÚnico?

Sim, é possível receber um incentivo financeiro ao participar do ENEM sendo inscrito no CadÚnico.

Conforme as informações disponíveis, os candidatos que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e decidem participar do ENEM podem ser elegíveis para receber um incentivo de R$ 200.

Este incentivo é uma forma de apoiar e encorajar a participação no exame, especialmente para aqueles que podem enfrentar desafios financeiros.

É importante verificar os detalhes específicos e os critérios de elegibilidade para esse incentivo diretamente nos canais oficiais ou durante o processo de inscrição para o ENEM.

Veja mais: Mudanças no Enem? Notícia está deixando estudantes curiosos, veja o que mudou!