ATENÇÃO: inscrições abertas para o Encceja 2023!

Confira todos os detalhes sobre as inscrições para terminar os estudos pelo Encceja neste ano!

Milhões de brasileiros e brasileiras hoje sonham em conquistar melhores espaços no mercado de trabalho. E para isso muitos precisam, antes de mais nada, melhorar o currículo e podem fazer isso com uma única prova. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já está com as inscrições abertas. Confira todos os detalhes sobre como vai funcionar a prova neste ano e saiba se você pode participar para conseguir terminar o ensino fundamental e médio em um único dia. Fique ligado para o cronograma!

Inscrição Encceja
Confira todos os detalhes sobre as inscrições para participar do Encceja em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Como vai funcionar o Encceja 2023?

Primeiramente, é importante lembrar que estamos falando da principal prova do país para quem quer finalizar a sua educação formal. 

E a boa notícia é que desde a última segunda-feira (22), as inscrições para o Encceja 2023 estão abertas

Ou seja, agora todos os interessados podem fazer a inscrição através do sistema oficial. A prova, como acontece todos os anos, será organizada através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

E quem poderá fazer o Encceja em 2023? Como sempre, a prova é voltada para todos que não concluíram ainda os estudos na idade adequada. Isto é, para fazer a prova do Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos. 

No caso do Ensino Médio é necessário ter 18 anos completos. A data válida é sempre o dia do exame, portanto, quem faz aniversário depois disso e está abaixo da idade não pode participar. 

Veja também: Se você tem alguma destas 5 ATITUDES, pode ter um QI muito alto

Quando e como vai ser a prova do Encceja em 2023?

As provas do Encceja em 2023 acontecem todas no mesmo dia: 27 de agosto. O exame está marcado para acontecer em todos os estados do país e no Distrito Federal, por isso é importante sempre conferir o local de prova depois de inscrever-se. 

Lembrando que ninguém é obrigado a participar, ou seja, o exame possui caráter voluntário. E como acontece todos os anos, o Encceja 2023 é gratuito

Importante: quem faltou no Encceja 2022 e não justificou ausência precisa pagar. O valor da prova para quem quiser fazer finalmente o exame é de R$ 40, pagos em um boleto que será gerado no sistema de inscrição. 

Como participar do Encceja 2023

Por fim, a prova está confirmada através de quatro provas objetivas de acordo com cada nível de ensino. Cada parte vai ter 30 questões de múltipla escolha. Além disso haverá uma proposta de redação. 

E como fazer a inscrição? É só acessar o Sistema do Encceja até o dia 02 de junho. Agora siga o passo a passo:

  1. Acesse o site do Encceja Inep: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial
  2. Aperte na opção ‘Inscrição 2023’; 
  3. Agora é necessário acessar com o CPF e data de nascimento e escolher a imagem; 
  4. Depois aperte em ‘Enviar’; 
  5. Pronto! Agora é necessário seguir os próximos passos para adicionar as informações necessárias. 

A confirmação vai para o e-mail, por isso ele precisa ser algum endereço ativo e pessoal da pessoa inscrita. 

Veja também: Inscrições Enem 2023 estão PRESTES A COMEÇAR!