ATENÇÃO: Antecipação do Auxílio-doença até 31 de DEZEMBRO! Valor será pago aos beneficiários pelo período definido no atestado médico

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

ATENÇÃO: Antecipação do Auxílio-doença até 31 de DEZEMBRO – Entenda como vai ficar o pagamento de um dos principais benefícios do país para segurados!

Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país devem ficar atentos sobre a antecipação do Auxílio-doença até 31 de dezembro. Esse tipo de benefício está em destaque e pode ser pago até o final do ano. 

Para quem ainda não sabia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo para esse tipo de solicitação. Isso quer dizer que todos os interessados que ainda não pediram podem fazer isso ainda neste ano. 

Entenda e saiba como vão ficar as solicitações e quem poderá pedir esse tipo de auxílio antecipado. 

ATENÇÃO: Antecipação do Auxílio-doença até 31 de DEZEMBRO
Imagem: Andre Porto/UOL

Antecipação Auxílio-doença 

Se você não fez ainda a antecipação do Auxílio-doença, deve ficar atento: existe um prazo máximo para a solicitação e uma data limite para os pagamentos. O Governo Federal junto ao INSS definiu esses cronogramas para o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). 

O pedido de antecipação do auxílio-doença pode ser feito até o dia 30 de novembro. É importante, porém, que você faça a solicitação o quanto antes já que o prazo máximo para pagamento é o dia 31 de dezembro. 

Essa data está definida assim já que esse é o último dia de 2020, quando os efeitos do decreto de calamidade pública deixam de existir. O decreto foi definido neste ano justamente por conta da pandemia do Covid-19. 

Como funciona Antecipação Auxílio-Doença

E como funciona a antecipação do auxílio-doença? Os pagamentos deste benefício possuem uma limitação de, no máximo, 60 dias. Como dito anteriormente, eles só podem ser pagos até o dia 31 de dezembro de 2020 – na modalidade de antecipação. 

O período de pagamento do auxílio-doença antecipado sempre será definido pelo atestado médico do beneficiário. Ou seja, o tempo que solicitante vai receber os valores depende do que foi definido como o tempo de afastamento dele pelo médico. 

Isso está acontecendo assim já que os médicos peritos ainda não voltaram a atuar em todas as agências da Previdência Social. Enquanto o estado de calamidade continuar será possível solicitar sem a perícia. 

A medida que definiu a antecipação do auxílio-doença sem perícia começou em abril e foi renovada até o dia 30 de novembro. 

Valor Auxílio-doença antecipado

Por fim, o valor do auxílio-doença antecipado é de no máximo 1 salário mínimo, ou seja, R$ 1.045,00. Esse tipo de benefício acontece sem necessidade de perícia médica com os beneficiários podendo usar o seu atestado médico. 

O documento deve ser enviado junto com uma declaração de responsabilidade pelo portal Meu INSS. Depois de fazer a perícia médica na Previdência, os segurados vão ter direito a receber a diferença em uma parcela – caso o valor sugerido seja maior do que um salário mínimo. 

Para saber mais acesse: https://pronatec.pro.br/auxilio-doenca-do-inss-antecipado/

 

Leia Também