Até quando vão as inscrições para o Encceja em 2023? Veja como funciona a prova

Confira todos os detalhes sobre como fazer a inscrição para o Encceja e até quando vão os prazos!

Você conhece algum brasileiro que está tentando melhorar a sua vida profissional? O melhor caminho para quem ainda não terminou os estudos e está nessa situação é justamente aproveitar o Encceja 2023 para fazer isso em um único dia. 

Entenda exatamente como funciona essa prova de cobertura nacional que vai acontecer em todos os estados em agosto. Confira todos os detalhes e saiba como milhões de brasileiros já conseguiram o seu certificado e outros milhares podem conseguir fazer isso de graça agora. Fique ligado para todos os detalhes sobre as inscrições neste ano. 

Inscrições Encceja 2023
Entenda como vão funcionar as inscrições e as provas do Encceja em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Encceja 2023 está com inscrições abertas

Primeiramente, é importante lembrar que estamos falando da principal prova do país para quem sonha em obter o certificado do Ensino Fundamental e Médio. Para quem não sabe, é possível terminar ambas as modalidades em um dia. 

Por isso é importante ficar atento para as inscrições abertas do Encceja em 2023 que vão até o dia 02 de junho. O sistema está aberto neste momento e todos os interessados já podem acessar (confira no fim do texto).

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos oferece certificação de educação básica de duas formas:

  • Para quem tem no mínimo 15 anos: Ensino Fundamental; 
  • Para quem tem no mínimo 18 anos: Ensino Médio.

Três detalhes são importantes: as provas são 100% gratuitas, só podem ser feitas por pessoas que não terminaram essas etapas de ensino e exigem idades mínimas (citadas anteriormente). 

Veja também: Inscrições Enem 2023 estão PRESTES A COMEÇAR!

Como vai ser a prova do Encceja 2023

O exame vai continuar da mesma forma: serão duas provas no mesmo dia. Uma delas será para Ensino Fundamental e outra para Ensino Médio. 

Os interessados fazem quatro provas de conhecimentos específicos e uma redação. O tema é conhecido no dia da aplicação da prova apenas. 

É importante lembrar, contudo, que todas as pessoas que fizeram a inscrição na última edição e não justificaram a ausência precisam pagar para fazer a matrícula de novo. O valor para quem não compareceu na última edição é de R$ 40 que precisa ser pago por boleto que é gerado automaticamente na hora da inscrição. 

Como fazer a inscrição no Encceja em 2023

Por fim, é importante lembrar que todo o processo segue acontecendo de forma online. Ou seja, o site oficial do Sistema do Encceja já está atualizado e com a possibilidade de cadastro. 

Lembrando que a data da prova do Encceja em 2023 já está disponível: dia 02 de junho. 

Os interessados devem fazer a inscrição no Encceja acessando o portal (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial). Depois disso é só apertar em ‘Inscrição 2023’. 

É necessário, agora, usar o CPF e data de nascimento do titular. Depois disso é só confirmar a imagem e apertar em ‘Enviar’. Todos os detalhes são confirmados diretamente pelo e-mail confirmado. 

Os detalhes sobre o cadastro também ficam na Página do Participante em que os interessados podem entrar para verificar os detalhes. 

Veja também: Se você tem alguma destas 5 ATITUDES, pode ter um QI muito alto