Até QUANDO posso pagar a inscrição do Enem? NÃO deixe para depois!

As inscrições para o Enem 2023 terminam em poucos dias; Confira todas as informações sobre a inscrição e o pagamento e garanta a sua participação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já tem data para ser realizado e as inscrições estão acontecendo. O exame desempenha um papel fundamental para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior, seja em instituições públicas ou privadas.

Além de ser uma avaliação abrangente, o Enem também serve como critério de acesso a programas governamentais de financiamento estudantil, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Continue a leitura que abordaremos informações relevantes sobre o período de inscrições do Enem 2023, incluindo prazos, opções de pagamento e o processo de inscrição em si.

Até QUANDO posso pagar a inscrição do Enem? NÃO deixe para depois!
Não atrase o pagamento da inscrição para o Enem 2023. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Inscrição para o Enem 2023: onde e como fazer

A inscrição para o Enem deve ser realizada por meio da Página do Participante, que está disponível no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Acessando o site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, os estudantes devem selecionar a opção “Inscrição” e preencher os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, nome completo, número de telefone, entre outros. 

Além disso, é necessário fornecer um endereço de e-mail válido e criar uma senha para acessar o sistema. É importante lembrar que, para concluir a inscrição, o participante deve fazer o upload de uma foto atualizada do seu rosto. O processo de inscrição pode ser realizado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Leia também: Alerta vermelho: 5 erros mortais que podem arruinar sua inscrição no Enem 2023

Prazo para as inscrições e pagamento do Enem

As inscrições para a avaliação do Enem têm um prazo estabelecido, que é divulgado anualmente pelo Inep. Para o Enem 2023, o período de inscrições iniciou-se no dia 10 de maio e se encerrar no dia 16 de junho. Sendo assim, fique atento que faltam poucos dias.

É altamente recomendado que os estudantes não deixem para se inscrever nos últimos momentos, pois é possível que ocorram instabilidades no site de inscrição devido ao alto número de acessos simultâneos. Nestes casos, o candidato pode ter dificuldades em concluir sua inscrição. Portanto, não deixe para o último para se inscrever e evite problemas.

Prazo para pagamento do Enem

A taxa de inscrição do Enem também tem o valor estabelecido pelo Inep, e para o ano de 2023 o valor é de R$ 85,00. O pagamento da taxa é obrigatório para os estudantes que não solicitaram a isenção ou não tiveram o pedido de isenção aprovado pelo instituto. O prazo para efetuar o pagamento é sempre divulgado junto com as datas de inscrição.

Fique atento, para o Enem 2023, o prazo para pagamento da taxa encerrará no dia 21 de junho. Portanto, se conseguir se inscrever até o dia 16, você tem mais alguns dias para realizar o pagamento do boleto. Sendo assim, é importante ressaltar que apenas a realização do pagamento garante a efetivação da inscrição e a participação no exame.

Como gerar o boleto do Enem e outras formas de pagamento

Ao finalizar o processo de inscrição para o exame, o estudante poderá gerar o boleto para pagamento da taxa. Para isso, é necessário acessar a seção “Pagamento/Isenção” na página do participante e selecionar a opção “Baixe seu boleto”. A partir disso, é possível salvar o documento em formato PDF ou imprimi-lo para efetuar o pagamento até o dia 21. É possível  também pagar a inscrição através de Pix ou cartão de crédito. 

Saiba também: E se eu passar no Enem estando no 2º ano do Ensino Médio?