Assinatura do Instagram: entenda o que o aplicativo está COBRANDO dos usuários

Instagram vai proporcionar uma opção de assinatura exclusiva de conteúdo no Brasil, entenda como vai funcionar

Agora os criadores de conteúdo do Brasil vão poder criar assinatura do Instagram e oferecer planos de assinantes para seus seguidores. Em breve. o serviço de assinatura estará disponível para os usuários da plataforma. E será uma novidade bem interessante para os influencers digitais.

Dessa forma, os usuários podem obter uma remuneração extra com a divulgação de seus conteúdos exclusivos. Provavelmente essa opção chegará no Brasil nas próximas semanas, confira!

Assinatura do Instagram: entenda o que o aplicativo está COBRANDO dos usuários
Assinatura do Instagram será a nova opção de monetização para os influenciadores. Foto: divulgação

Como vai funcionar a assinatura do Instagram? 

A plataforma anunciou uma novidade muito bacana que é o recurso de assinaturas. Esse recurso chega ao Brasil e também em outros países da Europa e da América do Norte em breve.

A saber, a ferramenta já está disponível nos EUA desde 2022 e será lançada para outros países de forma gradual. Assim, aos poucos todas as regiões do mundo poderão usar esse recurso que será liberado.

Quais são os benefícios desse novo recurso? O serviço de assinatura do Instagram pode proporcionar uma renda extra aos usuários. Através do pagamento dos assinantes as pessoas podem ter uma boa remuneração mensal. A plataforma disponibiliza a opção de assinaturas exclusivas para os seguintes conteúdos:

  • Posts, stores, reels e lives;
  • Stickers de interação;
  • Destaques exclusivos para assinantes;
  • Canais sociais exclusivos e transmissão somente para assinantes;
  • Selos para os assinantes.

A nova funcionalidade permite que os criadores usem a plataforma para monetizar os conteúdos. Dessa forma, será possível criar vínculos mais próximos com sua comunidade social.  

Os influenciadores podem cobrar pelo acesso exclusivo do material, e os assinantes serão identificados com um zelo de cor roxa. Sendo assm, haverá a participação dos seus seguidores em canais restritos.

Outro benefício de possuir o selo é que o recurso permite que os criadores possam identificá-los e priorizar seus assinantes durante a publicação dos conteúdos. 

Veja também: É o fim das contas públicas do Instagram? Entenda a POLÊMICA

Saiba como criar um plano de assinatura 

Para criar a assinatura do Instagram é preciso acessar a ferramenta por meio do painel profissional. Para criar a sua, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse o perfil do seu Instagram e siga esta sequência: vá em Painel profissional > Suas ferramentas > Assinaturas > Começar;
  2. Configure sua conta para receber os valores por assinatura;
  3. Defina o preço da sua assinatura mensal;
  4. Em seguida, notifique os seus seguidores sobre os planos de assinatura;
  5. Por fim, quem se interessar e confirmar o pagamento já podem acessar os conteúdos exclusivos.

Os seguidores receberão as notificações dentro de três dias após o influenciador realizar a configuração para o plano de assinatura do Instagram. Os criadores de conteúdo também podem gerenciar os planos e remover assinantes quando quiser.

Para isso, basta entrar no seu perfil profissional e clicar na opção assinaturas. Depois disso, é só desativar a função e seguir as demais instruções passadas pela plataforma. 

Além do Brasil essa opção chegará também no México, França, Canadá, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Austrália e Japão. Só resta agora aguardar que nas proximas semanas o Instagram atualizará a interface com essa novidade para todos os usuários.

Saiba mais: Novo recurso de assinaturas do Instagram: App vai se tornar pago?