Aprovado! Suspensão de Pagamento do Fies até dezembro: Veja o efeito retroativo de Juros e Multas…

Atualizado Hoje!

Aprovado! Suspensão de Pagamento do Fies até dezembro: Veja como vai ficar o pagamento do Financiamento Estudantil e entenda como vai ser a suspensão!

Foi confirmado mais um grande passo para a suspensão de pagamento do Fies até dezembro de 2021. O Senado Federal aprovou a proposta para aliviar o bolso de milhões de estudantes em todas as regiões do país durante esse período da pandemia. 

Entenda como vai ficar essa prorrogação da suspensão – que já estava acontecendo desde janeiro. Confira como vão ficar os juros e multas no caso específico de estudantes que não pagarem agora. 

Aprovado! Suspensão de Pagamento do Fies até dezembro
Imagem: Divulgação

Senado aprova suspensão do Fies 

Na quarta-feira (5) o Senado Federal aprovou a suspensão de pagamentos do Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos principais programas de acesso ao ensino superior do Brasil e ajuda milhões de jovens e adultos no pagamento de mensalidades. 

O texto original da suspensão do Fies em 2021 prevê um total de 180 dias sem precisar fazer o pagamento das mensalidades (desde janeiro). Agora o Senado modificou e solicitou que o prazo vá até o fim do ano. 

O adiamento dos pagamentos do Fies até 31 de dezembro deste ano ajudaria milhões de brasileiros e brasileiras que ainda estão passando por situação sensível por conta da pandemia. Esses gastos poderiam ser investidos em alimentos, itens básicos e outras necessidades. 

Como vão ficar juros Fies com suspensão de pagamentos em 2021

A principal dúvida a partir dessa decisão é sobre como vão ficar os juros com a suspensão dos pagamentos do Fies 2021. Essa é uma parte importante do texto aprovado já que o aumento dessas taxas seria prejudicial para os estudantes. 

A boa notícia é que a medida teria efeito retroativo. Isso quer dizer que o projeto garante a proibição da cobrança de juros e multas do Fies 2021. Ou seja, taxas por inadimplência de janeiro até dezembro seriam descartadas. 

O relator da matéria, senador Dário Berger, defendeu a renovação do prazo. “Acho muito justo e legítimo que nós possamos prorrogar esse benefício”, afirmou o senador depois de falar que já estamos no mês de maio. 

Suspensão de Pagamento Fies até dezembro foi aprovada?

Mas então, a suspensão de pagamento do Fies até dezembro foi aprovada pelo Senado Federal e está definida? Ainda não. É necessário que o texto passe pela Câmara dos Deputados e depois vá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Especialistas indicam que a aprovação deverá ser unânime já que esse pedido não fere o Orçamento 2021. Seria apenas uma ajuda para estudantes e alunos que ainda não estão conseguindo organizar-se financeiramente. 

Confira também:

Novos calendários de inscrição do Sisu, ProUni e Fies: Novidades na programação com todas as datas completas!

 

Leia Também