Aprovada a nova Base Nacional Curricular do Ensino Médio

Aprovada a nova Base Nacional Curricular do Ensino Médio – Confira todos os detalhes sobre as Novas diretrizes que foram aprovadas através do MEC!

Aprovada a nova Base Nacional Curricular do Ensino Médio – Confira todos os detalhes sobre as novas diretrizes que foram aprovadas através da Base Nacional Comum Curricular!

Uma das maiores preocupações de brasileiros e brasileiras de todos os estados está relacionada sempre à educação. Isso porque essa é a melhor forma de conquistar um futuro profissional para jovens e adultos. Por isso é interessante saber todos os detalhes sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio.

A partir dessa base muitas mudanças deverão acontecer em escolas de todo o Brasil pensando na melhoria da formação dos jovens que estão terminando os estudos ou daqueles que estão chegando nessa fase da educação formal.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre a aprovação da nova BNCC. Saiba mais e fique atento para saber quais mudanças podem afetar você ou seus parentes que ainda estão estudando. Confira!

Aprovada a nova Base Nacional Curricular do Ensino Médio
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Nova Base Curricular do Ensino Médio

Nova Base Curricular do Ensino Médio
Foto: Divulgação

Você ouviu falar da Nova Base Curricular do Ensino Médio? O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou no último dia 04 de dezembro a nova BNCC. Foram um total de 18 votos a favor e duas abstenções. Essa foi a última etapa antes da homologação efetiva que irá servir como orientação para currículos de todas as escolas públicas e privadas do Brasil. O próprio CNE afirmou que ainda não possui previsão de quando o documento deverá ser divulgado ao público.

Mas o que é a Base Curricular do Ensino Médio? Esse documento deverá definir especificamente qual é o conteúdo mínimo que alunos do nível médio de todo o país deverão aprender em sala de aula e deverá ser implementada em cada estado de acordo com as especificidades de cada região. A intenção é que as mudanças passem a entrar em vigor no início do ano letivo de 2022.

Esse documento é importante já que o BNCC Ensino Médio possui caráter normativo e não precisa passar por votação no Congresso ou sanção presidencial. O documento, porém, ainda será homologado pelo ministro da Educação.

Confira também o que são as Diretrizes do Ensino Médio!

Mudanças do Novo Ensino Médio

E você conferiu quais serão as mudanças do Novo Ensino Médio? Alguns detalhes do documento acabam tendo interferência direta na forma como acontecerá o ensino nesse nível em todo o país em escolas públicas e privadas.

Mudanças do Novo Ensino Médio
Foto: Divulgação

As principais mudanças Base Nacional Curricular são:

  • Matemática e Língua Portuguesa terão uma carga horária obrigatória nos três anos do Ensino Médio;
  • Outras disciplinas e conhecimentos poderão ser distribuídos durante os três anos pelas instituições de ensino (seja concentrado em um ano, dois ou até três);
  • Os currículos estaduais deverão ser adaptados para essa nova formação até o início das aulas de 2022.

O currículo também contará com cinco itinerários formativos a partir dessas mudanças. São eles: Linguagens e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Formação Técnica e Profissional.

Entenda a Reforma do Ensino Médio!

 

Leia Também