SEGREDO revelado: descubra se você foi aprovado no Família utilizando APENAS o seu CPF

Os cidadãos brasileiros que estão na fila de espera do Bolsa Família podem contar com a facilidade de consultar o benefício utilizando apenas o número do CPF.

O Governo Federal brasileiro foi responsável por criar e manter o maior programa de transferência de renda existente: o Bolsa Família. Atualmente, o benefício abrange mais de 20 milhões famílias em situação de baixa renda, contando com um apoio financeiro para garantir o sustento básico dos dependentes.

Atualmente, o Bolsa Família está contando com as maiores parcelas já ofertadas através de um programa social. É possível que as famílias inscritas recebam mais de R$ 900 por mês, a depender da situação de cada uma e do número de dependentes.

Outro ponto importante é que agora o benefício considera uma nova regra de pagamentos, que garante que cada pessoa pertencente ao grupo familiar conte com uma parcela fixa. No entanto, até o presente momento, mais de 400 famílias ainda aguardam a aprovação dos repasses.

Dessa forma, é extremamente pertinente entender como consultar a situação no Bolsa Família e evitar perder as parcelas já disponíveis para saque.

Apenas o seu CPF
Tudo sobre o programa / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bolsa Família 2023 – estas são as novas regras para receber o benefício

Antes de mais nada, vale pontuar que o Bolsa Família foi completamente reestruturado. Isto é, o atual presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garantiu uma série de mudanças voltadas ao benefício, que aliás, também implicam novas regras de concessão e permanência.

Visando evitar fraudes e pagamentos indevidos, agora, é preciso contar com documentos específicos para cadastrar-se no programa, como por exemplo:

  • Documento com foto;
  • Documento dos dependentes;
  • Termo de compromisso.

Esse termo de compromisso funciona como uma forma de que o titular do benefício garanta que todas as informações dispostas na hora da inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) sejam totalmente verdadeiras, evitando possíveis fraudes.

Além disso, aqueles que já recebem o Bolsa Família e desejam manter-se com o cadastro em dia e evitar perder as parcelas devem atentar-se às condições de permanência, que, aliás, incluem:

  • Acompanhamento nutricional das crianças componentes do grupo familiar;
  • Apresentação do cartão de vacinação devidamente atualizado;
  • Acompanhamento das gestantes;
  • Entre outras.

Veja também: Descubra QUANTO você vai receber do Bolsa Família: nova tabela liberada!

Aprenda a consultar o seu CPF e veja se você foi aprovado

Recentemente, o Governo Federal anunciou a inclusão de diversas novas famílias na folha de pagamentos do Bolsa Família. De forma simples e breve, o intuito é justamente diminuir a fila de espera, garantindo os repasses para quem realmente precisa.

No entanto, muita gente não sabe ao certo se obteve a aprovação cadastral, visto que não há uma forma de aviso direto. Contudo, a boa notícia é que é completamente possível consultar a situação de cada um utilizando apenas o CPF.

Para que isso seja possível, basta acessar um dos seguintes canais oficiais:

  • Portal Cidadão da Caixa – cidadao.caixa.gov.br;
  • Aplicativo do CadÚnico – bityli.com/UoGfXHK;
  • Aplicativo do Bolsa Família – bityli.com/QWgjUA.

Em qualquer um dos canais é indispensável a criação de um novo cadastro, que pode ser feito em poucos minutos nos links mencionados. Para isso, é preciso apenas informar o CPF e os demais dados pessoais do titular do benefício.

Veja também: URGENTE: estudantes poderão manter Bolsa e trabalho juntos!