É possível aprender outro idioma com a IA; pode ser mais fácil do que você imagina, confira

Muitas pessoas nem mesmo imaginam, mas existe a possibilidade de começar a aprender um novo idioma por meio da inteligência artificial. Confira como isso é possível em poucos passos!

A Inteligência Artificial (IA) funciona como um campo de estudo multidisciplinar que explora várias áreas do conhecimento, principalmente aquelas que são voltadas para a tecnologia. Por meio dessa tecnologia, as máquinas se tornam capazes de realizar atividades que normalmente são associadas a seres inteligentes. 

A capacidade desse tipo de tecnologia tem alcançado patamares realmente impressionantes no decorrer dos últimos anos, isso porque estão sendo promovidos cada vez mais estudos sobre o assunto e, por isso, a inteligência artificial tem sido aprimorada e vem ganhando cada vez mais funções. 

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existe a possibilidade de aprender novos idiomas a partir das inteligências artificiais. Portanto, confira a seguir como isso é possível!

Passo a passo para aprender um novo idioma por meio da IA. Foto: divulgação

É possível aprender outro idioma por meio das inteligências artificiais 

Apesar de muita gente não ter conhecimento a respeito desse fato, é possível aprender novos idiomas por meio da inteligência artificial. A seguir, te mostraremos algumas dicas de como realizar este procedimento em IAs como o ChatGPT e o Bard. 

Peça informações de gramática

Os chatbots, como é o caso do ChatGPT, podem ser ótimos para auxiliar no entendimento das estruturas gramaticais de idiomas. Contudo, é importante ressaltar que elas não substituem completamente o papel dos professores. Para testar essa função, experimente comandos similares ao seguinte: “Traduza para inglês a frase […]”.

Solicite indicação de plataformas gratuitas

Os chatbots não são capazes apenas de ensinar, mas também podem indicar outras plataformas de aprendizado. Por exemplo, é possível solicitar recomendações sobre plataformas úteis para aprender outra língua, como o Open Culture e o Duolingo, por exemplo. 

Pratique conversação com feedback

A fluência vem a partir da prática. Dessa forma, mesmo sem ter um parceiro para treinar o idioma, você pode conversar com os chatbots. Para isso, utilize comandos específicos, como “Por favor, seja meu parceiro de conversação em tal idioma”. Após a conversa, lembre-se ainda de solicitar feedbacks a respeito dos seus erros. 

Confira também: Seu celular fica sem memória com frequência? Veja como AUTOMATIZAR a limpeza das conversas no WhatsApp

E ainda tem mais!

Peça indicação de livros e filmes

É importante enfatizar que aprender um idioma também significa se envolver em uma nova cultura. Dessa forma, solicite a inteligência artificial sugestões de livros, músicas e filmes no idioma desejado. Com isso, você será capaz de ampliar o seu vocabulário e ainda compreender um pouco mais sobre a cultura nativa. 

Crie uma rotina de estudos 

Para conseguir aprender um novo idioma, é importante se comprometer com uma rotina de estudos. Sendo assim, use os chatbots para conseguir criar cronogramas de estudo. Para isso, especifique os seus usuários disponíveis e deixe que a IA o ajude a maximizar o seu processo de aprendizagem. 

Solicite dicas de pronúncia

Ao aprender um novo idioma, é importante ainda saber falar a pronúncia correta das palavras. Diante disso, o chatbot pode ser capaz de esclarecer algumas dúvidas e ainda comparar sons. 

Saiba mais: Ensinamos o passo a passo para você ter duas contas de WhatsApp no mesmo celular; acompanhe o procedimento