Aprender a Ler

Aprender a Ler – Confira as informações a seguir e fique por dentro dos desafios do período de formação e alfabetização de uma criança!

Aprender a ler – Se você é mãe, pai ou responsável por uma criança entenda mais sobre esse período de formação

Muitas vezes nós esquecemos de dar o valor devido para algumas etapas da nova formação. O processo de aprender a ler, por exemplo, é cheio de dificuldades para algumas crianças e mais prazeroso para outras e cada pessoa possui o seu ritmo específico.

A psicologia, psiquiatria e a pedagogia estão mostrando cada dia mais que esses períodos em que estamos começando a decifrar o mundo são de total importância para o nosso futuro desenvolvimento cognitivo.

Por isso selecionamos mais informações sobre esse momento e selecionamos algumas dicas que poderão ajudar quem possui contato ou pretender ter contato com crianças no futuro. Saiba mais e mantenha-se informado!

Aprender a Ler
Imagem: Divulgação.

Como Aprender a Ler

Como Aprender a Ler
Imagem: Divulgação.

Muitas mães, pais e responsáveis ficam intrigados sobre o processo de como aprender a ler. É uma preocupação que o seu filho tenha facilidade na escola ou até mesmo em casa através de processos pedagógicos mais simples. Com uma nova geração cada vez mais conectada, esses cuidados são maiores ainda.

Confira também Bolsas de Estudo infantil em 2019!

Criança de 2 a 5 anos de idade hoje em dia são absolutamente integradas às tecnologias. Tablets, notebooks e smartphones fazem parte da rotina dessa geração. Mas isso é bom ou ruim? Isso ajuda a aprender a ler rápido?

Muito cuidado nessa hora. Existem alguns aplicativos e sites que prometem que o seu filho irá encontrar maiores facilidades para desenvolver os seus processos cognitivos apenas com a internet. Isso não é verdade, de acordo com alguns especialistas.

Mais importante do que o acesso às tecnologias é a troca e afetividade que você tem com a criança no momento de ensinar a desenvolver a leitura e a escrita. Por isso tenha cuidado com sites que oferecem milagres e que podem só alterar o percurso natural do desenvolvimento de seu filho.

Exercícios para Aprender a Ler

Outro cuidado deve ser tomado com os exercícios para aprender a ler. Da mesma forma que existem habilidades motoras que cada criança desenvolve da sua maneira, existem capacidades de leitura diferentes para cada um.

Existem alguns sites especializados (como o Sou Mamãe) que divulgam alguns exercícios para ajudar na leitura e escrita nas primeiras idades. Mas é importante que você busque sempre auxílio profissional e opte por matricular seu filho em uma escolinha onde ele poderá ter contato com outras crianças que vão ajudar também nessa troca de afeto.

 

Leia Também