App ID Estudantil – Confira as principais perguntas sobre a Carteirinha Digital Gratuita

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

Tire todas as suas dúvidas sobre o novo documento oficial do Governo! Saiba como conseguir descontos como estudante!

O App ID Estudantil já está dando o que falar. Essa é uma nova ação do Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). A intenção é oferecer um documento gratuito para estudantes que poderão receber descontos em cultura, lazer e esporte em todas regiões do país. 

O que acontece é que muitas pessoas estão com dúvidas sobre essa nova carteirinha de estudante digital. Por isso é importante responder algumas das perguntas que surgem mais frequentemente por estudante de diversas regiões. 

Confira a seguir algumas das informações que você precisa ter para conseguir o seu documento. Saiba como funciona e quem poderá ter a identidade estudantil gratuita. Fique atento!

App ID Estudantil - Confira as principais perguntas sobre a Carteirinha Digital Gratuita

O que é ID Estudantil

A primeira dúvida de muitas pessoas: o que é ID Estudantil? Essa é uma novidade que está surgindo a partir do Ministério da Educação (MEC) para ajudar milhares de estudantes em todo o país. 

O aplicativo ID Estudantil é a versão digital da já reconhecida carteirinha de estudante. Essa ação foi lançada pelo MEC no dia 25 de novembro de 2019 e já está disponível. A ideia é disponibilizar nas principais lojas virtuais de forma gratuita para quem quer baixar o app. 

Esse documento surge como uma possibilidade para alunos de todo o país. A ideia é que eles possam usar a identidade estudantil ter direito à meia-entrada em shows, teatro, eventos culturais, cinemas e muito mais. 

Perguntas sobre ID Estudantil

Algumas dúvidas sobre o ID Estudantil já estão surgindo antes mesmo da ação completar um mês. Por isso vamos responder algumas das principais perguntas que estão surgindo na internet. Confira e saiba mais sobre o aplicativo:

  • Como funciona o ID Estudantil?

Todos os estudantes podem ter acesso à carteirinha digital gratuita desde que estejam matriculados em uma instituição de ensino vinculada ao Inep. É o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que recebe os dados de alunos de cada instituição (pública ou particular). 

Se a escola já estiver cadastrada, as informações dos alunos são usadas para o banco de dados único e nacional de estudantes, o Sistema Educacional Brasileiro (SEB). Os estudantes, neste caso, podem baixar o aplicativo e criar uma conta. 

O app ID Estudantil funciona por meio de leitura de QR Code que dá meia-entrada em vários eventos. Isso garante a facilidade de não precisar ter uma carteira física.

  • Como fazer cadastro ID Estudantil?

O cadastro na carteirinha digital gratuita é feita através do próprio aplicativo. Ele já está disponível para celular Android e Iphone nas lojas oficiais, Google Play Store e App Store respectivamente. 

Os estudantes precisam ser maiores de 18 anos e podem tirar foto da CNH ou RG para garantir a autenticidade. Alunos menores de idade precisam que os pais baixem o aplicativo e permitam o acesso ao jovem.

  • ID Estudantil é gratuita?

Sim! Os alunos não precisam pagar nenhum tipo de taxa para obter sua carteirinha.

  • Quem pode fazer a carteirinha digital gratuita?

O aplicativo ID Estudantil está disponível para estudantes da educação básica (de nível infantil até médio) bem como para alunos de educação tecnológica e superior. A exceção ainda está para estudantes matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

  • Como saber se posso fazer o ID Estudantil?

Os estudantes poderão conferir mais detalhes sobre a disponibilidade no próprio site oficial. As instituições cadastradas ID Estudantil estão disponíveis na plataforma (no fim do texto). Os estudantes devem clicar em ‘Confira se a sua instituição de ensino enviou seus dados’ e informar o estado, município e nome da instituição. 

Para saber mais, acesse:

http://idestudantil.mec.gov.br/

 

Leia Também