Aposentados podem AUMENTAR o valor do benefício do INSS: veja como!

INSS surpreende milhares de brasileiros e possibilita aposentados aumentarem o valor do benefício recebido mensalmente; confira.

Responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria e pensões, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza aos segurados a possibilidade de ter o valor do benefício atualizado após pedido de revisão. Nas linhas a seguir, saiba como realizar o processo e aumente seus ganhos.

Saiba como realizar o pedido de revisão. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Como funciona o pedido de revisão do INSS?

Basicamente, o pedido de revisão deve ocorrer quando o segurado pelo INSS considerar que o valor recebido está incorreto com relação ao período trabalhado. Para corrigir a distorção, é possível solicitar um aumento do benefício através de uma correção do cálculo.

Porém, é importante esclarecer um detalhe importante: esse processo deve ser realizado em até 10 anos após o primeiro pagamento do INSS. Nesse sentido, para os segurados que conseguem provar a diferença do valor devido e o recebido, a autarquia realiza o pagamento de retroativos.

Saiba também: Quando os atrasados do INSS realmente PAGOS?

Como saber se preciso de uma revisão de aposentadoria?

Em síntese, sempre que o INSS erra ao conceder o benefício ou, até mesmo, o segurado ou dependente ao fazer o pedido, este pode ser melhorado através de revisão do INSS. Dessa forma, o caminho para aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS, quando este já está sendo pago, é a revisão — ela pode ser de aposentadoria, pensão, benefício por incapacidade, dentre outros.

A revisão é, portanto, a possibilidade de reanalisar a sua concessão, demonstrar ao INSS o erro e solicitar por meios legais que o valor seja corrigido. Se você ganha a revisão da sua aposentadoria, seja ela no próprio INSS ou de maneira judicial, ele irá te pagar os atrasados.

Lembrando que, exceto em raras exceções, como a revisão do teto, as demais reanálises do INSS têm o prazo de 10 anos. A contagem, por sua vez, se inicia a partir do primeiro recebimento de pagamento. Na prática, se você não pediu a revisão da sua aposentadoria ou pensão, fique atento ao prazo de 10 anos, pois ele pode matar o direito de aumentar o valor do seu benefício do INSS.

Afinal, como solicitar a correção dos valores?

Você pode solicitar a revisão diretamente ao INSS de diversas maneiras, por exemplo:

  • A solicitação pode ser feita de forma online, através do aplicativo ou site do Instituto, acessível em:
    • App Meu INSS para Android: https://bityli.com/RXNFG
    • App Meu INSS para iPhone (iOS): https://bityli.com/xnBqul
  • Após fazer login na plataforma, selecione a opção “Do que você precisa”.
  • Em seguida, digite “Revisão”.
  • Na próxima etapa, preencha as informações solicitadas e siga as instruções na tela para concluir a abertura do pedido.
  • Você também tem a opção de abrir o protocolo por telefone, através da central 135.
  • Certifique-se de ter em mãos os documentos que comprovem a necessidade da revisão ao iniciar a solicitação.
  • Para casos com valores de até 60 salários mínimos, não é obrigatório ter um advogado para dar seguimento ao processo, mas ter um defensor legal pode facilitar o andamento da ação.
  • Não há um prazo determinado para a conclusão da revisão. No entanto, se você ganhar a ação, o INSS assegura o pagamento retroativo dos valores devidos após a revisão do benefício.

Saiba também: 4 dicas que vão AUMENTAR o valor da sua aposentadoria ainda em 2023; confira