- Publicidade -

Aposentados podem aumentar o benefício mensal se contribuírem com o INSS? Entenda!

Conheça os benefícios de continuar a trabalhar mesmo após a aposentadoria.

0

Os aposentados esperam muitos anos para poder curtir o momento de descanso. Porém, uma reclamação de vários deles é em relação ao salário. Os reajustes, muitas vezes, não são suficientes para manter os gastos necessários. 

- Publicidade -

Alguns deles acabam voltando para o mercado de trabalho. Porém uma dúvida frequente é se há a necessidade de continuar fazendo os pagamento para a contribuição com o órgão. A seguir é possível saber como funciona esse processo. 

Aposentados podem aumentar o benefício mensal se contribuírem com o INSS? Entenda!
Entenda o que dizem as regras da previdência – Imagem: Divulgação

Aposentados continuam trabalhando

Após o momento da aposentadoria, muita gente pode pensar que os segurados vão repousar e aproveitar a terceira idade. Contudo, como os salários por vezes não são suficientes, um número significativo de aposentados volta à ativa. 

- Publicidade -

Por esse motivo, é comum encontrar beneficiados trabalhando em atividades remuneradas, até mesmo como MEI. Porém uma dúvida cerca essa parcela da sociedade. Alguns não sabem se precisam ou não continuar contribuindo com o INSS.

Após o momento de conseguir, finalmente, se aposentar, o trabalhador possui duas opções a escolher. A primeira delas é para os serviços remunerados. Nessa situação o segurado é proibido de continuar pagando os valores para instituição.. 

Contudo, quem escolhe continuar a exercer trabalho com contratação ou MEI não só podem como devem continuar a contribuição. Essa é uma obrigatoriedade do processo da Previdência Social. 

Veja tambémDescubra quanto de salário previdenciário você poderá receber; simulador mostra valor exato?

- Publicidade -

Contribuição do INSS e aposentados

Os brasileiros que exercem qualquer tipo de atividade remunerada são vinculados ao INSS de forma automática. E independente de ser aposentado, é obrigação do trabalhador contribuir com a previdência.

Mas, um ponto muito interessante de ser destacado é que por mais que a obrigatoriedade exista, os valores pagos para a Previdência não podem ser aproveitados para aumentar a quantia da aposentadoria. Nessas situações, o órgão oferece dois benefícios previdenciários: reabilitação profissional ou salário família. 

A primeira opção é bem simples. A Reabilitação Profissional ocorre como um serviço da Previdência Social que oferece aos trabalhadores incapacitados (por acidente ou doença) a opção de ser readaptado ou reeducado. Assim, é possível voltar ao mercado de trabalho exercendo uma função menos agressiva. 

- Publicidade -

Já o salário família é um valor que o INSS oferece às famílias que possuem jovens menores de 14 anos ou pessoas inválidas. Contudo é necessário ter uma remuneração de até R$ 1.655,98 por mês.

Sobre essa modalidade, ela está disponível para aposentados ou não. A grande diferença é que na primeira situação a pessoa recebe a partir do governo. Já na segunda o contratante paga aos funcionários. Os valores vão depender de quantos dependentes a pessoa possui na família. 

Saiba mais: Abono aposentadoria é direito de quem? Veja como solicitar!

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais