FIQUE ATENTO: Aposentados e Pensionistas do INSS vão fazer Prova de Vida pelo CELULAR – Você pode estar entre os 550 MIL ESCOLHIDOS!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Aposentados e Pensionistas do INSS poderão fazer Prova de Vida pelo CELULAR – Confira a seguir mais detalhes sobre esse essa tecnologia que deverá ajudar milhares de brasileiros a fazer atualização sem sair de casa!

Todos nós estamos em um momento de adaptação muito grande graças à pandemia do novo coronavírus. Por isso muitos serviços que são essenciais estão parados ou atendendo online apenas. Por isso aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer a Prova de Vida pelo celular

A ideia do Instituto Nacional do Seguro Social é garantir que essa população não precise sair de casa para atualizar seus cadastros. Sabendo que existe uma maioria de pessoas desse recorte da população que está no grupo de risco, é importante fazer atendimento a distância. 

Por isso, a seguir, vamos falar um pouco mais sobre como deverá funcionar exatamente essa novidade. Entenda confira como você vai saber se você ou um dos seus familiares será o sortudo de fazer parte desse serviço. 

Aposentados e Pensionistas do INSS poderão fazer Prova de Vida pelo CELULAR
Imagem: Divulgação

Prova de Vida pelo Celular INSS

Primeiramente, você sabia que a prova de vida INSS pelo celular vai acontecer para milhares de pessoas? A ideia é que 550 mil beneficiários de todas as regiões do Brasil possam participar desse projeto-piloto. 

Governo ANUNCIA Cartão para COMPRA de ALIMENTOS e Material de Higiene: Saiba QUEM tem DIREITO!

O Instituto Nacional do Seguro Nacional deverá dar início ao processo já no início de agosto, de acordo com o presidente do órgão, Leonardo Rolim. A intenção é que os beneficiários possam fazer a prova de vida digital

A ideia, neste primeiro momento, é fazer isso através de reconhecimento facial usando a próprio câmera do celular do beneficiário. Isso servirá para quem possui carteira de motorista ou título de eleitor. 

Fazer Prova de Vida sem sair de casa

Será possível fazer a prova de vida sem sair de casa, de acordo com Rolim. Em um segundo momento o INSS deverá também fazer uso da biometria através do que vai ser chamado de “digital viva”. 

Você não sabe o que é a prova de vida? Esse é um processo que deve ser feito pelos segurados a cada 12 meses para comprovar que ainda estão vivos. Isso é obrigatório para que o benefício continue sendo pago normalmente. 

De acordo com as atuais regras, a prova é feita em agência bancária. Mas sabendo da atual situação do novo coronavírus, sabe-se que é difícil o deslocamento de segurados – principalmente idosos. 

Quem vai fazer Prova de Vida Digital

Mas afinal, quem vai fazer a prova de vida digital do INSS? Existem alguns beneficiários específicos que poderão contar com esse tipo de serviço, de acordo com o presidente do Instituto. 

O foco do projeto inicialmente são:

  • Pessoas que deveriam ter feito a prova de vida antes da suspensão (por volta de março, antes da pandemia); 
  • Ou seja, beneficiários que fizeram aniversário em janeiro ou fevereiro; 
  • Segurados com 80 ou mais anos – por serem grupos de risco. 

Mas e como saber se posso fazer a prova de vida pelo celular? O INSS vai mandar cartas ou extratos bancários para as pessoas que farão parte do projeto-piloto. Serão 550 mil escolhidos em todas as regiões do país. 

Os escolhidos devem acessar o Meu INSS (meu.inss.gov.br) e usar uma senha pessoal e os documentos pessoais (CPF, número de telefone, e-mail). 

AMPLIADOS os Benefícios CARTÃO ALIMENTAÇÃO: NOVO VALOR e MAIS INSCRITOS!

 

Leia Também