Aposentadoria Por Tempo de Contribuição

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição – Descubra quanto tempo você ainda precisa Trabalhar Para Solicitar a sua Aposentadoria!

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição – o INSS disponibiliza uma ferramenta online que permite ao contribuinte calcular quanto tempo ainda precisa trabalhar para solicitar a aposentadoria. Leia e confira!

A aposentadoria é um momento importante na vida de uma pessoa. Depois de trabalhar e contribuir com o INSS ao longo da vida, chega a hora de “pendurar as chuteiras” e parar de trabalhar. Mas muita gente tem dúvidas em relação ao processo de aposentadoria, principalmente em razão das mudanças que a Previdência Social vem fazendo ao longo dos anos. Nesta matéria iremos ensinar como você pode conferir quanto tempo ainda precisa trabalhar para solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição. A consulta é feita pela internet e de maneira totalmente gratuita. Confira!

aposentadoria por tempo de contribuição
Imagem: Divulgação.

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição – Regras Para Solicitar

aposentadoria por tempo de contribuição regras
Imagem: Divulgação.

A lei nº 13.183 de 5 de junho de 2015 estabeleceu novos critérios para a aposentadoria por tempo de contribuição. Um deles é a regra 85/95 Progressiva, que você pode entender Acessando a Matéria Que Fizemos Sobre o Assunto.

Além de cumprir os pontos solicitados pela regra acima citada, o contribuinte precisa cumprir a carência mínima de contribuição ao INSS, que é de 180 meses. Quando atingidos os pontos e a carência, é possível solicitar a aposentadoria sem perder dinheiro com o fator previdenciário. A previsão do INSS é que as pessoas possam solicitar aposentadoria por tempo de contribuição sem fator previdenciário somando 85 pontos (mulheres) e 95 pontos (homens) até 30 de dezembro de 2018. Após essa data, a soma vai aumentando ano a ano, por exemplo: 86 pontos (mulheres) e 96 pontos (homens) em 2019 e assim sucessivamente até 2026.

É importante não confundir a soma de pontos com a idade. Isso não significa que as pessoas precisarão se aposentar aos 85 ou 95 anos. Na prática, elas só precisam somar as idades ao tempo de contribuição e atingir o número já definido pelo INSS.

Aposentadoria Por Tempo de Contribuição – Consulte Pela Internet Quanto Tempo Falta Para Você se Aposentar

aposentadoria por tempo de contribuição meu inss
Imagem: Divulgação.

O INSS não ficou de fora dos recentes avanços tecnológicos que a informática proporcionou aos diversos segmentos da sociedade. O instituto criou a plataforma Meu INSS, um ambiente virtual no qual o contribuinte pode acessar diversos serviços. Um desses serviços é justamente o que estamos falando aqui nesta matéria: a consulta ao tempo que falta para você poder solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição. Basta você acessar o site Meu INSS, clicar na ferramenta Simulação de Tempo de Contribuição e informar os lugares no qual você trabalhou, mostrando as respectivas datas para que o sistema efetue o cálculo.

Caso você já possua cadastro no site Meu INSS, o sistema provavelmente fará uma busca automática pelos dados cadastrados na sua Carteira de Trabalho e informará na tela quanto tempo falta para você poder solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição.

Acesse a Simulação de Tempo de Contribuição do INSS: http://bit.ly/2BkLw9J

Sabia que também é possível Consultar Seu Pedido de Aposentadoria Pela Internet?

 

Leia Também