Aposentadoria por invalidez com 25% de aumento: Veja quem pode e como SOLICITAR

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Aposentadoria por invalidez com 25% de aumento – Entenda como funciona o aumento desse benefício e quem poderá fazer a solicitação!

Em um país com tanta desigualdade como é a realidade brasileira, muitas pessoas precisam de benefícios do Governo para manter a sua segurança financeira. O que muitos não sabem é que em alguns casos é possível melhorar esse tipo de auxílio como a aposentadoria por invalidez com 25% de aumento

Esse tipo de solicitação é possível em alguns casos e muitas pessoas não sabem disso e ficam sem fazer o pedido. Por isso é sempre importante estar atento para todos os direitos que você e sua família possuem. 

Vamos trazer as principais informações a seguir. Entenda quais são as situações em que se aplica esse tipo de pedido e como funciona o processo. 

Aposentadoria por invalidez com 25% de aumento
Imagem: Divulgação

Aumento na aposentadoria por invalidez 2020

Primeiramente, é possível haver um aumento na aposentadoria por invalidez em 2020? Essa está sendo uma das questões tratadas e discutidas para ajudar os beneficiários que estão passando por esse tipo de situação. 

É importante entender, porém, que o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez acontece para beneficiários que estão em situação de dependência. Ou seja, aqueles que dependem de terceiros para suas atividades diárias. 

Saiba como SACAR o NOVO Benefício de R$ 300,00: Para INSCRITOS no CadÚnico!

Entre as pessoas que podem receber aumento na aposentadoria nesse caso estão:

  • Alzheimer;
  • Acamadas;
  • Cegueira;
  • Paralisia;
  • Câncer em estágio terminal;
  • Condições mentais específicas; entre outros. 

Como funciona acréscimo Aposentadoria Invalidez

Mas e como funciona esse acréscimo na aposentadoria por invalidez? Esses 25% do valor são um adicional que pode acontecer a partir do momento que já existe a concessão de benefício. 

Para isso, porém, é necessária a comprovação de que o beneficiário precisa de cuidados de terceiros todos os dias. Esse processo é feito a partir de uma perícia que pode ser realizada diretamente nas unidades da Previdência. 

Ou seja, neste momento, com as unidades sem atendimento presencial, a solicitação de aumento de aposentadoria por invalidez está parada. Com o retorno das atividades isso deve voltar normalmente. 

Como solicitar aumento da Aposentadoria por Invalidez

Por fim, como é feita a solicitação do aumento da aposentadoria por invalidez? Esse processo deve ser feito a partir de uma comprovação de que o beneficiário precisa da ajuda de outros no dia a dia. 

Essa comprovação para aumento da aposentadoria acontece a partir de perícia médica. Isso pode ser feito em unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou a partir de perícia hospitalar ou domiciliar (em caso de aposentados que não podem se locomover). 

Novidades sobre essas casos podem surgir em breve já que o STJ se mostrou a favor, recentemente, de um adicional de 25% para outros tipos de aposentadoria também – como o caso de idade. Assim que saírem novas informações vamos trazer os detalhes. 

Cadastro para RECEBER R$1.045 do INSS sem nunca ter contribuído: Veja como se CADASTRAR

 

Leia Também