Aposentadoria pelo 85/95

Aposentadoria pela regra 85/95 – Última oportunidade para pedir a aposentadoria no formato antigo em 2018. Veja como proceder!

Aposentadoria pela regra 85/95 – Faça o pedido de aposentadoria ainda no formato integral!

Os segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem se aposentar com o benefício integral ainda no ano de 2018 podem fazer a requisição até 31 de dezembro. A partir do ano de 2019 a aposentadoria com as regras 85/95, que garante a integralidade com o somatório da idade e do tempo que contribuiu vai ser alterada, a começará a ser utilizada a regra 86/96, conforme foi definido por lei.

A fórmula de cálculo da aposentadoria 85/95 é muito simples, ele significa que a soma da idade e do tempo de serviço contribuindo seja 85 para mulheres e 95 para homens, devido a isso, os especialistas falam que os trabalhadores precisam estar com toda atenção e na hora de conferir o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), e conferir se os requisitos para pedir a aposentadoria estejam corretos.

Aposentadoria pelo 85/95
Foto: Divulgação

Requisitos para pedir o Benefício

O cidadão deve conferir através do portal “Meu INSS” se conseguiu atingir os requisitos para pedir o benefício. Se todas as regras estiverem corretas, a solicitação deve ser feita até 31 de dezembro, antes que ocorra a mudança de regra. A partir do ano de 2019, caso a pessoas não realize o pedido, vai precisar da fórmula 86/96, que é progressiva.

Requisitos para pedir o Benefício
Foto: Divulgação

Trabalhadores que tenham atuado em condição insalubre, ou trabalhadores que tenham recolhido como funcionários autônomos por alguns momentos da sua vida profissional precisam ficar atentos, pois estes casos, algumas vezes, constam com erro no cadastro do INSS. Se ocorrer algum desses erros, o segurado deve ter os documentos probatórios do tempo trabalhado e as contribuições feitas.

A nova lei estabelece uma progressão da fórmula 85/95, assim, quando passa dois anos a fórmula aumenta um ponto, até chegar a 90/100 no dia 31 de dezembro de 2026.

Veja todos os detalhes sobre a Aposentadoria por Invalidez e Auxílio-Doença!

Meu INSS 2018

Para realizar as operações no portal “Meu INSS 2018”, como verificar o tempo de contribuição, vale ressaltar que é necessário se cadastrar no portal. Para isso, a pessoa é obrigada a informar o seu nome completo, data de nascimento, local de nascimento, CPF e o nome da mãe para que o sistema do crie uma senha de acesso provisório.

Logo que o primeiro login foi feito, vai aparecer uma mensagem indicando a criação da própria senha. Após isso, o segurado já poderá verificar o seu tempo de contribuição por exemplo.

Meu INSS 2018
Foto: Divulgação

O sistema ainda possui uma calculadora, que funciona informando o cidadão quantos pontos ele possui para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, ainda na conta do 85/95. Se o trabalhador ver que tem a possibilidade de pedir a aposentadoria, deve entrar em contato com o INSS para realmente saber se pode receber o benefício.

Link do Portal Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html

Veja também Como Alterar o Cadastro no seu INSS!

 

Leia Também