Aposentadoria para pessoas de baixa renda

Equipe de Redação
Atualizado Hoje!

Aposentadoria para pessoas de baixa renda – Veja todos os detalhes sobre como funciona!

Aposentadoria para pessoas de baixa renda – Uma ótima oportunidade para quem deseja se aposentar mas não teve como contribuir!

Se aposentar é uma perspectiva que atrai muitos brasileiros que procuram ter uma fonte de renda quando estiverem idosos. Porém, muitas pessoas não realizam contribuições suficientes para conseguir se aposentar, muitas vezes por serem donas de casa. Então é muito importante estar ciente aos detalhes sobre a Aposentadoria para pessoas de baixa renda.

Ele é um benefício que pode ser caracterizado como uma novidade, não é muito conhecido, e por esses fatores que realizamos essa postagem, explicando como ele funciona e quais são as normas que precisam ser cumpriodas para que o cidadão de baixa renda consiga se aposentar.

Aposentadoria para pessoas de baixa renda
Foto: Divulgação

Como funciona a Aposentadoria para pessoas de baixa renda

Saber Como funciona a Aposentadoria para pessoas de baixa renda é muito simples, ela é um benefício que é conhecido como Facultativo de baixa renda”, ele foi criado em 2011 e tem como objetivo auxiliar as pessoas que não trabalham fora, ou não possuem rendimentos e que tenham uma família que se encaixa como baixa renda.

Como funciona a Aposentadoria para pessoas de baixa renda
Foto: Divulgação

As pessoas pagam a contribuição à Previdência Social com uma porcentagem reduzida, ela é exatamente 5% sobre o salário mínimo oficial, que é um valor definido de R$ 47,70 e neste ano de 2018. Para que você tenha uma noção da disparidade entre os valores, empregados de empresas pagam entre 8% e 11%  e o valor de 20% para empreendedores individuais e facultativos.

E outras palavras, essa modalidade de aposentadoria criada pelo Governo Federal permite que pessoas que não possuem uma renda própria alcancem sua aposentadoria e usufruam de outros benefícios do INSS.

Veja como evitar filas no INSS!

Quem pode se aposentar como baixa renda

É importante saber Quem pode se aposentar como baixa renda. Para isso é importante realizar as contribuições da previdência como segurado facultativo de baixa renda, e para isso é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • – Se dedicar exclusivamente ao trabalho doméstico em sua casa;
  • – Estar inscrito no CadÚnico de programa sociais do governo;
  • – Não ter uma atividade remunerada;
  • – Não possuir renda própria (exceto Bolsa Família);
  • – Possuir renda familiar mensal de no máximo dois salários mínimos.
Quem pode se aposentar como baixa renda
Foto: Divulgação

É importante saber que o Cadastro Único (CadÚnico) deve ser renovado periodicamente, no mínimo uma vez a cada dois anos. Os cadastros que acabam desatualizados podem suspender os benefícios. As inscrições são realizadas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade.

Para maiores informações visitem o site: http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/aposentadoria-para-pessoas-de-baixa-renda

Confira como realizar o seu Pagamento retroativo de contribuições do INSS!

 

Leia Também