APOSENTADORIA para DONAS de CASA em 2021: ATUALIZAÇÃO, REGRAS, CONTRIBUIÇÃO e SALÁRIO…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

APOSENTADORIA para DONAS de CASA em 2021 – Veja como funcionam todos os detalhes sobre a aposentadoria para as donas de casa em 2021! 

Com a mudança de ano muitas pessoas já estão querendo saber como ficou a situação da Aposentadoria para donas de casa em 2021. É importante ficar atento para a atualização e para todas as regras. 

Por isso, a seguir vamos falar um pouco mais sobre como funciona essa possibilidade pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Fique por dentro e saiba mais detalhes sobre valores e contribuições. 

APOSENTADORIA para DONAS de CASA em 2021
Imagem: Divulgação

Dona de Casa pode se aposentar?

Afinal, dona de casa pode se aposentar? Muitas pessoas acham que é impossível conseguir a aposentadoria sem ter contribuído, mas existem exceções para grupos diferentes, como é o caso dos trabalhadores domésticos. 

E sabendo que trabalhar cuidando de casa não é nada fácil, o Instituto Nacional do Seguro Social garante os direitos dessa parte da população. O problema é que muitas dessas pessoas passam grande parte da vida sem pagar a Previdência Social para aproveitar a aposentadoria tradicional. 

Ainda assim, quem nunca contribuiu pode se aposentar desde que siga alguns passos. 

INSS Dona de Casa 2021

A primeira indicação para aposentadoria do INSS para dona de casa 2021 é começando o período de contribuição. Independentemente da idade, é possível começar a contribuir quando quiser. 

Nesse caso, o período nesse caso se encaixa na condição de contribuinte facultativo. Quem optar por isso deve ter um tempo de contribuição de, pelo menos, 15 anos para conseguir aposentar-se. 

Esse tipo de contribuição INSS para donas de casa é voltado para grupos de baixa renda. Esse processo de solicitação pode ser feito online ou pelo número oficial do Meu INSS. 

Regras Aposentadoria Donas de Casa INSS 2021

As regras para aposentadoria de donas de casa INSS 2021 variam de acordo com o tipo de contribuição que você escolher. Esses pagamentos variam sempre com a escolha do valor que os contribuintes vão selecionar. 

No caso de contribuição INSS salário mínimo de 5% é necessário ser de baixa renda e existem requisitos como:

  • Necessário fazer contribuição mensal de 5% do salário mínimo nacional vigente em cada ano (que atualmente está em R$ 1.100);
  • É possível requerer a aposentadoria por idade – caso tenha 15 anos de contribuição e idade igual ou superior a 60 anos;
  • Valor da aposentadoria disponível a título de aposentadoria será de um salário mínimo;
  • A dona de casa pode solicitar aposentadoria sem ter nenhum tipo de renda própria; também precisa ter uma renda familiar que não seja superior a dois salários mínimos e estar inscrita no CadÚnico. 

Outra opção é a contribuição INSS donas de casa com 11% do salário mínimo

  • Necessário contribuição mensal de 11% sobre o salário mínimo;
  • A dona de casa terá o direito à aposentadoria por idade, preenchendo o mínimo de 15 anos de contribuição e possuir idade igual ou superior a 60.

Pagamento Aposentadoria Dona de Casa 2021

Por fim, o pagamento da aposentadoria para dona de casa 2021 é feito normalmente, em conta pessoal. O pagamento das contribuições é feito em carnês em papelarias ou por preenchimento manual – outra opção mais tradicional é a partir do Guia da Previdência Social pela internet. 

Para solicitar o pagamento de aposentadoria para donas de casa em 2021 é necessário seguir um dos passos:

  • Acessar o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/);
  • Procurar a opção ‘Cidadão’ e ‘Inscrição’; 
  • Depois na opção ‘Filiado’ procure as opções ligadas à aposentadoria; 
  • Outra opção, por fim, é o número do INSS para aposentadoria de donas de casa: 135. 

CONFIRMADO! AUMENTO no BPC, APOSENTADORIA e PENSÕES para 2021: Veja a TABELA de VALORES…

 

Leia Também