Aposentadoria Mais Rápida no INSS 2019

INSS 2019 Criará Centrais de Análise para Agilizar Pedidos de Aposentadoria

INSS 2019 Criará Centrais de Análise Para Agilizar Pedidos de Aposentadoria – Expectativa de criação de novos terminais voltados especificamente à concessão de benefícios promete mais agilidade nos pedidos de aposentadoria, fique ligado!

Você sabe como solicitar a sua aposentadoria? Atualmente, o procedimento pode ser realizado em qualquer uma das diversas agências do INSS espalhadas ao redor dos municípios Brasileiros. Entretanto, o Instituto Nacional do Seguro Social anunciou recentemente que não está dando conta de atender os inúmeros pedidos de aposentadoria feitos no País. De forma a conseguir atender adequadamente a população, o INSS 2019 anunciou a criação de Centrais de Análise voltadas exclusivamente para esse fim. Leia e fique por dentro!

Aposentadoria Mais Rápida no INSS 2019
Imagem: Agência Brasil/EBC (DIvulgação).

INSS 2019 – O que são as Centrais de Análise?

Aposentaria mais rápida INSS 2019
Imagem: Agência Brasil/EBC (Divulgação)

Uma resolução publicada no Diário Oficial da União em 17 de outubro prometia tomar providências para “desafogar” as agências do INSS 2019. As Centrais de Análise surgem como uma resposta para combater o problema na demora relatada pelos segurados na aprovação de seus pedidos de aposentadoria.

Basicamente, a ideia é que as Centrais de Análise sejam locais centralizadores de pedidos de aposentadoria. Dessa forma, os requerimentos iniciais para reconhecimento de direitos (ou seja, solicitações de aposentadoria) serão realizados nestes locais, “desafogando” o INSS dessa tarefa. A previsão é que isso acelere consideravelmente os pedidos de aposentadoria feitos no INSS a partir da implantação das Centrais de Análise.

A ideia do INSS 2019 é que cada gerência regional crie uma central. No Rio Grande do Sul, por exemplo, existem 9 gerências regionais. Ou seja, serão criadas 9 Centrais de Análise (uma para cada gerência regional) para agilizar os pedidos de aposentadoria feitos em 2019!

Você sabia que Desempregado Pode Se Aposentar pelo INSS?

Aposentadoria mais rápida no INSS 2019

aposente-se mais rápido no inss 2019
Imagem: Agência Brasil/EBC (Divulgação)

A expectativa do INSS 2019 é que as Centrais de Análise atuem exclusivamente na análise e concessão de benefícios, ou seja, provavelmente será mais rápido conseguir a aprovação do seu pedido de aposentadoria em 2019! A equipe das Centrais de Análise atuará de maneira remota e provavelmente ampliará em mil o número de servidores o INSS em todo o Brasil. Confira informações sobre o possível Concurso INSS 2019!

Você já entrou com pedido de benefício, mas ainda não obteve resposta? A partir de 45 dias é um direito do cidadão receber uma resposta do INSS. De acordo com a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência o primeiro pagamento do benefício deverá ser realizado em até 45 dias depois da apresentação dos documentos necessários.

Caso esteja esperando há mais de 45 dias, entre em contato na Central de Atendimento INSS pelo telefone 135 ou acesse o site da ouvidoria do INSS em www.inss.gov.br/ouvidoria para registrar sua reclamação.

 

Leia Também