Aplicativo Moovit: Consulte horários de ônibus, trem e metrô em tempo real

Atualizado Hoje!

Aplicativo Moovit: Usuários podem consultar horários do transporte público em tempo real; veja como funciona e como se cadastrar.

Em meio à pandemia de Covid-19, muitas cidades brasileiras mudaram os horários de ônibus, metrôs e trens, com o objetivo de evitar aglomerações e proteger também os funcionários das empresas. Por causa disso, muitos usuários do transporte público ficaram com dúvidas sobre os cronogramas e horários.

Nesse cenário, o aplicativo Moovit se destaca como uma ótima opção para quem deseja consultar e acompanhar horários de ônibus, trem e metrô em tempo real. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o aplicativo: como ele funciona, onde ele está disponível e como instalá-lo.

Aplicativo Moovit
Imagem: Divulgação

Como funciona o aplicativo Moovit?

O aplicativo Moovit é uma empresa Intel, ou seja, utiliza informações de seus próprios usuários. O programa oferece aos inscritos a possibilidade de acompanhar a lotação, o horário de chegada e outras informações sobre diversos modos de transporte – como metrôs, trens e ônibus.

O Moovit autoriza também a verificação de dados sobre pontos e estações desse serviço. O app não utiliza nenhum tipo de tecnologia inovadora, contando apenas com a colaboração de milhares de usuários espalhados pelo Brasil inteiro.

As novas funções do Moovit fazem parte da versão 5.70 do aplicativo, já disponível para download para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Todas as cidades atendidas pelo app contarão com a funcionalidade, incluindo todas as capitais e mais 400 municípios brasileiros.

EGAWORK é confiável? Site paga $150 no PayPal para ver anúncios…

Como usar o Moovit?

Usuários do Moovit podem oferecer informações atualizadas sobre o transporte público por meio do app. No caso dos pontos, terminais e estações, usuários precisam clicar no botão “Reportar”, depois em “Reportar Condições de Serviço” e depois em “Lotação”, para assim selecionar o nível de lotação do transporte em questão.

Dessa forma, a informação é exibida para os outros usuários que passarem pela Estação nos próximos 10 minutos, ou até uma nova atualização. No caso de metrôs e trens, usuários também podem clicar no botão Reportar e relatar as condições do meio, no mesmo processo das Estações.

Vale lembrar que apenas usuários de celular com o sistema operacional Android poderão confirmar ou atualizar as informações publicadas por outros inscritos. A função deve ser liberada para smartphones com iOS nas próximas semanas.

Como baixar e instalar o aplicativo?

Embora algumas funções do Moovit não estejam liberadas para usuários de celulares da Apple, estes também podem fazer o download do app e conferir as informações atualizadas por outros usuários. Veja abaixo o passo a passo para baixar, instalar e se cadastrar no programa.

  • Busque por Moovit na loja de aplicativos do seu celular;
  • Selecione o programa original (Moovit: All Local Transit & Mobility Options);
  • Clique em Instalar;
  • Espere a conclusão do processo de instalação;
  • Abra o aplicativo;
  • Clique em “Começar”;
  • Autorize os dados de localização;
  • Pronto! Agora você já pode conferir os horários do transporte público e escolher a melhor rota para sua viagem ou trajeto para o trabalho.

O aplicativo Moovit oferece também mapas atualizados, dicas de rotas, além da possibilidade de acumular pontos e conseguir troféus, medalhas e passar de nível no programa, tudo sem precisar informar dados pessoais.

 

Leia Também