Aplicativo ID Estudantil – MEC lança Carteirinha Digital e Gratuita!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

É oficial! O Ministério da Educação lançou o app quem que quer ter uma carteira estudantil gratuitamente!

Todas as pessoas que já foram estudantes sabem exatamente as dificuldades desse momento da vida. Qualquer desconto é muito bem-vindo para quem ainda não está trabalhando e por isso o Aplicativo ID Estudantil pode ser tão importante. 

Milhões de jovens e adultos já fazem uso dos documentos estudantis, mas muitas vezes é necessário pagar por eles. Por isso o Governo Federal lançou a proposta de oferecer uma carteira de estudante gratuita

Confira a seguir mais informações sobre o lançamento do app bem como detalhes sobre como fazer o seu documento. Fique atento e saiba como conseguir diversos descontos gratuitamente e de forma rápida!

Aplicativo ID Estudantil
Foto: Divulgação

Identidade Estudantil Gratuita

Foi lançada oficialmente a Identidade Estudantil Gratuita! O Ministério da Educação (MEC), no último dia 25 de novembro, lançou o tão aguardado documento para estudantes de todo o país. 

O aplicativo ID Estudantil funcionará como uma carteira virtual que terá a mesma função que as carteirinhas tradicionais. Serão oferecidos benefícios para alunos como meia-entrada em eventos esportivos e culturais em todo o Brasil. 

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são mais de 10 mil instituições cadastradas. Essas escolas e universidades devem enviar ao Sistema Educacional Brasileiro (SEB) as informações sobre os alunos para um banco de dados nacional. 

Como fazer ID Estudantil

Mas então, como fazer a ID Estudantil? A primeira exigência para conseguir o documento é que a instituição de ensino da qual o estudante faz parte já esteja com os dados no SEB. As informações desse banco de dados irão ser usadas para políticas públicas no setor da educação. 

Se a instituição de ensino já fez o cadastro, o estudante poderá fazer a carteirinha digital gratuita facilmente. É só baixar o aplicativo ID Estudantil no celular e preencher os dados do cadastro pessoal. 

O MEC informou também que os estudantes menores de idade precisam de uma autorização de responsável legal. Este deverá instalar o aplicativo no celular para fazer o cadastro informando os dados do menor.

Baixar App ID Estudantil

É muito fácil baixar o app ID Estudantil. Confira o passo a passo a seguir e faça o seu documento para ganhar descontos em diversos lugares:

  • Acesse o site do ID Estudantil
  • Baixe o aplicativo clicando no botão relativo à sua loja virtual; 
  • Preencha os dados e complete o cadastro.

Ou então:

  • Acesse diretamente a loja virtual (Google Play ou App Store); 
  • Pesquise por ‘ID Estudantil’ e faça o download; 
  • Preencha todas as informações necessárias e faça seu cadastro. Pronto!

 

Leia Também