ANUNCIADO! Programa Renda Cidadã: O que é, quem tem direito e qual valor do NOVO substituto do Bolsa Família?

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

ANUNCIADO! Programa Renda Cidadã – Entenda como deverá funcionar esse novo Programa de Renda do Governo Federal!

É oficial: foi anunciado o Programa Renda Cidadã, o novo substituto do Bolsa Família. Essa nova ação de transferência de renda do Governo Federal foi divulgada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. 

Muitas pessoas já vinham falando sobre esse novo programa que deverá ser uma ajuda para milhões de brasileiros e brasileiras. De acordo com a equipe econômica, esse será um substituto natural também do Auxílio Emergencial. 

A seguir vamos trazer mais detalhes sobre o que foi divulgado até o momento. Entenda e saiba qual é o momento atual dessa ação. Fique ligado e repasse as informações para amigos e familiares que poderão fazer parte do programa futuramente. 

ANUNCIADO! Programa Renda Cidadã
Imagem: Divulgação

Programa Renda Cidadã O que é 

A primeira dúvida é: o que é Programa Renda Cidadã? Esse é o novo programa de transferência de renda criado pelo Governo Federal com a intenção de ajudar pessoas que hoje em dia recebem o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família. 

Essa ação deverá tomar lugar do Renda Brasil, que vinha sendo o carro-chefe do Governo mas foi abandonado por conta de detalhes técnicos. Agora a intenção é dar continuidade ao novo programa para abarcar o maior número possível de beneficiários. 

No anúncio oficial do Renda Cidadã, o senador Márcio Bittar que é vice-líder do Governo no Congresso Nacional, disse que não foi fácil encontrar fontes de financiamento para o programa. Segundo ele, a proposta está pronta mas ainda deverá ser aprovada pelo Congresso. 

Quem vai receber Renda Cidadã

Então quem tem direito ao Renda Cidadã? Depois do anúncio oficial não foram dados mais detalhes sobre o programa. Grande parte das informações foram técnicas e relacionadas à questões de financiamento. 

Mas o que se sabe é que esse vai ser o novo substituto do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial. Ou seja, é possível prever alguns dos principais públicos, sendo eles:

  • Beneficiários do Bolsa Família (deverão fazer a migração para o Renda Cidadã); 
  • Famílias que vinham recebendo o Auxílio Emergencial; 
  • Informais e trabalhadores em situação de vulnerabilidade. 

Detalhes sobre quem vai receber o Renda Cidadã ainda não foram divulgados porque o projeto ainda precisa ser aprovado na Câmara e no Senado. 

Valor Renda Cidadã

Outra discussão também está acontecendo sobre o valor do Programa Renda Cidadã. Isso também não foi divulgado oficialmente já que a ordem do Governo agora é evitar o vazamento de informações. 

Mas sabe-se que o Renda Brasil foi abandonado porque não dava conta do valor da mensalidade que o presidente Bolsonaro queria. Como ele quer continuar com esse novo programa é possível que o valor do Renda Cidadã de R$ 300 por mês seja aproximadamente uma média. 

Cadastro Renda Cidadã

Agora precisamos aguardar para saber como vai ser o cadastro no Programa Cidadã e quem vai ter direito ao programa. Esses detalhes devem ser divulgados em breve, assim que terminarem as discussões sobre as formas de financiamento. 

Por isso vamos ficar atentos e trazer mais detalhes sobre as inscrições no Renda Cidadã que devem acontecer já no fim do ano ou no início de 2021, logo após o fim do Auxílio Emergencial. 

ANUNCIADO! Programa Renda Cidadã: O que é, quem tem direito e qual valor do NOVO substituto do Bolsa Família?

 

Leia Também