Ótima Notícia! Anunciado PRAZO para DESBLOQUEIO do Bolsa Família ainda em SETEMBRO

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

 PRAZO para DESBLOQUEIO do Bolsa Família ainda em SETEMBRO – Entenda como poderá funcionar o processo para desbloquear o programa Bolsa Família!

Muitas pessoas estão preocupadas neste momento por estarem com o seu principal benefício de renda bloqueado. Uma boa notícia é que foi anunciado o prazo para desbloqueio do Bolsa Família ainda em setembro para muitas pessoas. 

Será possível contar com essa ação sem precisa ir até uma unidade da Caixa Econômica Federal ou CRAS. De acordo com o Ministério da Cidadania, quem teve a conta bloqueada para receber o Auxílio poderá ter o problema resolvido nos próximos dias. 

A seguir vamos trazer mais detalhes sobre isso. Entenda e saiba quem vai receber os valores já neste mês sem precisar contar com a sua conta bloqueada para as próximas parcelas. 

Anunciado PRAZO para DESBLOQUEIO do Bolsa Família ainda em SETEMBRO
Imagem: Divulgação

Bloqueio Bolsa Família

Para falar sobre o processo de liberação do benefício é importante entender, primeiramente, o bloqueio do Bolsa Família. Muitas pessoas estão reclamando que o aplicativo está mostrando uma mensagem informando essa inatividade, essa impossibilidade de uso. 

Resumidamente, o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Ministério da Cidadania que fosse feito uma espécie de “pente-fino”. Com isso, o Dataprev que é responsável por fazer a análise de dados do Governo Federal, está verificando quem pode ou não receber o Auxílio Emergencial. 

Ou seja, caso você tenha visto a mensagem de bloqueio do Bolsa Família no aplicativo, saiba que isso se refere ao valor do Auxílio e NÃO ao seu programa todo. É justamente esse problema que será resolvido pelo próprio Ministério neste mês. 

Desbloqueio Bolsa Família em setembro

O desbloqueio do Bolsa Família em setembro acontecerá para todas as famílias que não contarem com irregularidades ou problemas em seu cadastro. É importante lembrar que esses problemas são de acordo com os requisitos do Auxílio Emergencial. 

Por exemplo, se você possui uma família de pai + mãe + irmã + irmão, uma mudança no cadastro de qualquer um deles pode ser o suficiente. Se o seu irmão começar a trabalhar de maneira formal e a renda da família aumentar, por exemplo, pode ser o suficiente para você sair dos requisitos do Auxílio Emergencial. 

Confira todos os requisitos para receber Auxílio Emergencial!

A boa notícia é que o desbloqueio do Bolsa Família para quem não tem irregularidade já vai acontecer em setembro. Quem teve algum tipo de problema também deve ficar tranquilo já que NÃO vai deixar de receber o pagamento da renda fixa. 

Vou receber com o Bolsa Família Bloqueado?

Muitas pessoas estão perguntando se vão receber os pagamentos mesmo com Bolsa Família bloqueado. A resposta é sim! Como dito anteriormente, esse pente-fino serve para saber sobre o Auxílio Emergencial. 

Ou seja, no cenário mais desfavorável, você deixará de receber o Auxílio e voltará a receber o valor do Bolsa Família anterior ao benefício da Caixa. Isso acontece porque o Governo Federal proíbe o cancelamento do programa neste momento. 

Isso quer dizer que por 120 dias (até o fim do período de calamidade pública) NINGUÉM pode ter o Bolsa Família cancelado ou bloqueado. Isto é, quando você encontra a mensagem de bloqueio, ela se refere ao Auxílio Emergencial apenas. O retroativo de suas parcelas atrasadas poderão ser pagas ainda no mês de setembro, de acordo com o Ministério da Cidadania. 

 

Leia Também