ANUNCIADO! Pagamento do VALE-ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL: VALOR, como SOLICITAR e DATA

Atualizado Hoje!

Mais um BENEFÍCIO em MARÇO! Pagamento do VALE-ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL foi confirmado! Veja se VOCÊ pode solicitar os créditos, COMO receber e quando.

No período da pandemia, muitos governos investiram em benefícios extras para compensar os resultados da paralisação econômica na vida de muitas famílias. Um deles é o Vale-Alimentação Estudantil, oferecido para cidadãos de baixa renda.

Mas afinal de contas, o que é o benefício e quem pode recebê-lo? Explicamos abaixo tudo sobre as qualificações do Vale-Alimentação Estudantil, os valores do cartão oferecido e os critérios para receber a importante ajuda em um período tão difícil; confira!

ANUNCIADO! Pagamento do VALE-ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL
Imagem: Ascom / Sec. Educação / Divulgação

O que é o Vale-Alimentação Estudantil?

O Vale-Alimentação Estudantil é um benefício que foi criado em 2020, época do início da pandemia do coronavírus. O programa veio para compensar o não recebimento da merenda escolar por muitos alunos matriculados em instituições de ensino.

Quando as aulas eram realizadas presencialmente, muitos estudantes tinham a merenda como uma das poucas refeições do dia. Com a mudança do regime de ensino para a modalidade online, muitos governos criaram programas para garantir a alimentação dos menores.

A volta do Vale-Alimentação Estudantil?

Após uma curta paralisação, o benefício voltará a ser pago ainda em Março. A data definitiva dos depósitos ainda não foi divulgada, mas tem tudo para acontecer nas últimas semanas do mês, de acordo com a decisão do governo.

Uma reunião ainda será feita para estabelecer quando os novos pagamentos vão começar. O auxílio engloba até 800 mil alunos que dependem da merenda escolar para uma alimentação saudável e balanceada.

Clique aqui para saber mais sobre o Cartão Merenda, outro benefício para estudantes!

O valor do Auxílio

O Vale-Alimentação Estudantil tem o valor fixo de R$ 55 mensais. O benefício é depositado em um cartão especial dado pelo governo para as famílias com filhos matriculados em instituições de ensino que se encaixam nos critérios estabelecidos.

O cartão Vale-Estudantil só pode ser usado para a compra de produtos alimentícios. As compras podem ser feitas em qualquer mercado ou supermercado cadastrado pelo governo para o recebimento dos créditos.

Ainda não se sabe se os novos depósitos do Vale-Alimentação Estudantil terão reajuste ou se continuarão com o mesmo valor estabelecido originalmente pelo governo na época do início da pandemia do coronavírus.

Quem pode receber o benefício?

Como é um benefício estadual, o Vale-Alimentação Estudantil só pode ser recebido por estudantes matriculados regularmente no estado da Bahia. Para conseguir o auxílio, é preciso comprovar residência no estado e a matrícula dos menores na rede estadual.

No caso de qualquer problema com a solicitação, estudantes e famílias devem procurar a escola onde foi realizada a matrícula ou ligar para o telefone 0800 284 0011. O contato também pode ser feito pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov ou pela área Fale com a Ouvidoria, no Portal da Educação do Estado.

Clique aqui para conhecer mais benefícios para estudantes em seu estado!

Fique de olho no site para receber mais novidades sobre os benefícios estaduais!

 

Leia Também