Anunciado novo cadastro no Bolsa Família através de aplicativo: Governo declarou nova forma de se cadastrar no programa

Atualizado Hoje!

Anunciado novo cadastro no Bolsa Família através de aplicativo: Veja como vai ser a nova inscrição no principal programa de renda do País!

O principal programa de renda do Brasil vai contar com novidades em breve. Entre as novidades recentes, por exemplo, foi confirmado um novo cadastro do Bolsa Família por aplicativo

Essa informação foi divulgada pelo próprio Jair Bolsonaro em evento que participava no município de Maceió (AL). A partir da fala do presidente é possível prever que o lançamento do programa com novidades será lançado ainda neste ano. 

Anunciado novo cadastro no Bolsa Família através de aplicativo
Imagem: Divulgação

Cadastro Bolsa Família por aplicativo 2021

É oficial: Jair Bolsonaro confirmou a possibilidade de cadastro do novo Bolsa Família por aplicativo em 2021. De acordo com o presidente, as reformulações estão bem avançadas para o lançamento do programa com as novidades. 

A grande notícia, porém, é a inscrição no Bolsa Família por aplicativo. Até esse momento, todo o processo de adesão é feito pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou prefeituras, mas isso pode mudar. 

O que Bolsonaro disse sobre o novo Bolsa Família foi o seguinte:

  • Brevemente a inclusão no Bolsa Família não será mais procurando prefeituras pelo Brasil: [o cadastro] será feito através de um aplicativo. – afirmou o presidente

Essa poderá ser uma mudança grande em todo o sistema de inscrição. Por isso muitos especialistas ainda estão em dúvida sobre esse formato. 

Cadastro por aplicativo Novo Bolsa Família 2021

O cadastro por aplicativo do novo Bolsa Família foi elogiado por alguns, mas também recebeu um grande número de críticas. A principal delas é que as pessoas que precisam do benefício não tem acesso à internet ou celular para fazer o download de aplicativos. 

Algumas das críticas vieram da ex-secretária nacional de Renda e Cidadania, Letícia Bertoldo. De acordo com ela, o resultado imediato disso é um afastamento do Estado brasileiro da população mais pobre. 

Os cadastros no Bolsa Família pela internet poderão fazer com que aqueles que mais precisam e estão em situação de extrema pobreza continuem “invisíveis”. É importante usar esse tipo de tecnologia, mas a digitalização precisa ser uma aliada e não uma substituição, de acordo com a ex-secretária. 

Como vai ser Cadastro Novo Bolsa Família 2021

A grande dúvida agora é como vai ser o cadastro do Novo Bolsa Família em 2021 depois dessa recepção negativa por parte de especialistas. Provavelmente o Governo Federal deverá manter as duas opções inicialmente: inscrição pela internet e presencialmente. 

Enquanto não saem as datas do novo Bolsa Família é importante lembrar que as inscrições no programa continuam sendo feitas nos CRAS de forma presencial. Essa ainda é a porta de entrada para os mais pobres terem acesso aos benefícios sociais do Governo Federal. 

Assim que saírem novidades sobre o cadastro no Bolsa Família por aplicativo, vamos trazer detalhes em primeira mão. 

Vem aí o novo Auxílio Emergencial com parcelas de R$ 500,00 até 31 dezembro para este grupo de brasileiros…

 

Leia Também