Antecipação da PERÍCIA médica? Entenda a nova ação do INSS e fique atento!

Confira a nova ação que será tomada pelo INSS e como isso pode acabar beneficiando você.

Muito é debatido, principalmente nas empresas trabalhistas, centros socioassistenciais ou secretarias de desenvolvimento social os prazos estabelecidos do INSS para o devido atendimento e realização das perícias. Na tentativa de agendar tais procedimentos, normalmente, demora-se consideravelmente a procura de um local mais rápido de atendimento, mesmo assim ainda costuma custar a chegada do dia aguardado.

Mas, afinal, o que está acontecendo para o instituto continuar nessa demora de atendimentos? Será possível que as perícias médicas sejam, por fim, antecipadas? Essa é a discussão de hoje. Fique atento as informações necessárias para o recebimento do seu benefício e aproveite as novidades propostas a seguir.

Antecipação da PERÍCIA médica? Entenda a nova ação do INSS e fique atento!
Consulta médica antecipada no INSS Foto: divulgação

Entenda mais sobre a grande novidade para os futuros beneficiários

A novidade aguardada por aqueles segurados que solicitaram a sua consulta no INSS para recebimento de benefícios é de que a partir do dia 25 desse mês de setembro aqueles que esperavam há mais de 45 dias a sua perícia médica terão atendimento antecipado do INSS, sendo avisados por meio de ligação da Central de Atendimento 135.

Essa antecipação será feita pelo Atestmed que é, por sua vez, um sistema onde são enviados os laudos e atestados para a devida análise de modo online muito utilizado na pandemia e que vigora até os dias de hoje.

Quando o INSS entrar em contato com o solicitante o número que aparecerá na tela será 135 OU (11) 2135-0135. É válido ressaltar que este número não recebe chamadas de volta e nem possui WhatsApp. Os SMS que poderão ser recebidos pelo usuário continua sendo pela Central 135. Fique atento!

Com relação ao atraso que está havendo nos atendimentos, os dados do início do mês de setembro apontam que a fila de pessoas para receber benefício por incapacidade só tem aumentado. Cerca de 6,8% foi o aumento constatado. O objetivo do instituto é que toda essa situação possa ser regularizada até o mês de dezembro.

Veja também: Trabalho em DOIS empregos, posso receber DUAS aposentadorias? Entenda as regras do INSS

Como funcionará a concessão do benefício para os solicitantes na fila?

Os documentos necessários para análise serão:

  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão dos documentos médicos anteriores a 90 dias;
  • Diagnóstico ou CID;
  • Assinatura do profissional que está fazendo a emissão no momento… Nome completo, registro no conselho, etc.;
  • Data de início do repouso;
  • Prazo estimado de afastamento da função.

No caso de presença de dúvidas, consulte um advogado especialista previdenciário ou o assistente social previdenciário também para a retirada de todas as dúvidas pendentes.

Não deixe de exigir o que é seu por direito e tenha a sua expectativa falecida. O INSS regularizará e agilizará a situação de demora na fila até o final desse ano, enquanto isso, continue a aguardar o seu lugar e no caso de ter sido atendido e ter o seu direito negado, recorra mais uma vez. Em muitos casos isso pode acontecer, mas não deve ser um motivo de desânimo para aqueles que necessitam acessar os seus direitos.

Veja também: Você pode estar na lista para receber os ATRASADOS do INSS e nem sabe: saiba como consultar