Antecipação de INSCRIÇÃO no CADASTRO ÚNICO 2021: Veja como FAZER a ATUALIZAÇÃO e NOVO CADASTRO no CadÚnico!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Antecipação de INSCRIÇÃO no CADASTRO ÚNICO 2021 – Entenda como vai funcionar a inscrição no CadÚnico em 2021 para milhares de brasileiros!

Muitas pessoas no ano que vem vão precisar de ajuda de benefícios e auxílios do Governo Federal. Por isso, é hora de saber mais sobre a antecipação de inscrição no Cadastro Único 2021

Entenda como vai funcionar a atualização e o novo cadastro para quem quer fazer parte do sistema para conseguir benefícios como Bolsa Família, Auxílio Emergencial, entre outros. Confira e entenda mais detalhes sobre o CadÚnico. 

Antecipação de INSCRIÇÃO no CADASTRO ÚNICO 2021
Imagem: Divulgação

Inscrição Antecipada no Cadastro Único 2021

Algumas regiões já começaram a criar ações para a inscrição antecipada no Cadastro Único 2021. A ideia é conscientizar todos os cidadãos que precisam inscrever-se no sistema para receber algum tipo de auxílio no próximo ano. 

Para quem ainda não sabe como funciona o CadÚnico, esse é um sistema integrado do Governo Federal. A ideia é que no portal estejam disponíveis todas as principais informações sobre a população, principalmente em situação de vulnerabilidade. 

As informações do Cadastro Único são usadas na hora de oferecer diversos programas. Entre os principais estão:

  • Bolsa Família; 
  • Minha Casa, Minha Vida; 
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC); 
  • Auxílios de Merenda (durante a pandemia); entre outros. 

Por isso muitas regiões já estão pedindo para que os trabalhadores façam a antecipação da inscrição do CadÚnico no início do ano. Outros precisam atualizar os seus dados. 

Atualização Cadastro Único 2021

Quem já está inscrito deve ficar atento para a atualização do Cadastro Único em 2021. Já se sabe de muitos trabalhadores que pararam de receber o seu pagamento do Bolsa Família por conta de falta de atualização. 

Por exemplo, se você mudou de endereço, começou em um emprego novo ou tem mais um integrante na família, é importante informar. Esse tipo de informação deve se manter atualizada para que o Governo encontre você em caso de problema nos pagamentos. 

A boa notícia é que os detalhes sobre como atualizar o Cadastro Único estão disponíveis de forma totalmente online. A principal dica é:

  • Procure o aplicativo Meu CadÚnico
  • Disponível em iOS ou Android, você pode conferir todos os detalhes sobre sua inscrição no app (ou no site: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/);
  • Se você conferir que existe alguma informação desatualizada, entre em contato pela opção de atendimento do aplicativo; 
  • Caso não consiga atualizar o CadÚnico online, procure o Centro Regional de Assistência Social (CRAS) mais próximo. 

Novo Cadastro CadÚnico 2021

Por fim, quem quer fazer um novo cadastro no CadÚnico em 2021 deve ficar atento. De acordo com o site oficial do Governo Federal, ainda é possível fazer isso apenas de forma presencial. 

Ou seja, quem quer fazer o Cadastro Único 2021 pela primeira vez deve procurar um CRAS ou prefeitura local. IMPORTANTE: muitas pessoas já estão inscritas e ainda nem sabem disso. Por isso, a recomendação é que você baixe o app e tente entrar com seus dados para conferir se já não está inscrito. 

Como saber se estou no CadÚnico?

Se você realmente não possui cadastro e quer fazer a inscrição no Cadastro Único, confira o passo a passo no site: https://pronatec.pro.br/brasileiros-podem-se-cadastrar-no-cadunico-e-nao-sabem/

 

Leia Também