ANTECIPAÇÃO do 13° SALÁRIO do INSS em 2021: Veja a previsão de PAGAMENTO e a LIBERAÇÃO do 14° SALÁRIO!

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Vai ocorrer ANTECIPAÇÃO do 13º SALÁRIO do INSS em 2021 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS? Veja quando vão acontecer os PAGAMENTOS e tudo sobre a LIBERAÇÃO do 14º SALÁRIO!

Com a progressão da pandemia do coronavírus no Brasil, muita gente teve as finanças afetadas. Um dos grupos mais atingidos foi o de aposentados e pensionistas do INSS, e por causa disso o governo estuda atualmente a antecipação do 13º e 14º salários para os segurados.

Mas afinal de contas, quem poderá receber os novos salários? E quando será realizado o pagamento? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o 13º salário do INSS e a possível antecipação do 14º; confira.

ANTECIPAÇÃO do 13° SALÁRIO do INSS em 2021
Imagem: Divulgação

13º salário do INSS em 2021

O grupo dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve receber o 13º salário em breve! A votação da medida deve acontecer após a aprovação do Orçamento de 2021 pelo governo.

Este grupo já foi beneficiado com o aumento da margem do consignado, que foi aceita na Câmara dos Deputados por meio da Medida Provisória 1.006-2020. A margem foi elevada para 40%, e deve valer até o final de 2021. Agora, a matéria precisa ser analisada pelo Senado Federal.

LIBERADO PAGAMENTO de R$1.100 do INSS em MARÇO para quem NUNCA CONTRIBUIU: Veja quem RECEBE!

O pagamento do 13º salário

Tudo indica que o adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS deve ocorrer em Abril. A data específica do depósito ainda não foi revelada, já que a prioridade atual do parlamento é a confirmação dos detalhes do novo Auxílio Emergencial, que começa a ser pago ainda em Março.

Já a possível antecipação de um 14º salário do INSS, que ainda não foi votada no Congresso, deve ficar para o final do ano. Vale lembrar que o depósito dos valores vai depender da decisão final do parlamento, que ainda não confirmou a nova medida.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovarmos o orçamento, será antecipado também o 13º dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da última vez”, afirmou o Ministro da Economia Paulo Guedes.

Aposentados vão receber o 14º do INSS?

Com a antecipação do pagamento do 13º salário do INSS para o próximo mês (abril), o governo deve lidar uma vez mais com a necessidade de aprovação da medida no Congresso. No ano passado, a proposta acabou ficando só no papel.

O 13º salário do INSS em 2020 foi depositado em abril e junho, e como o pagamento do 14º não chegou a ser votado, aposentados e pensionistas acabaram ficando sem a renda extra nos últimos meses do ano.

Em 2020, devido ao adiantamento do 13º salário, foi construído o Projeto de Lei nº 3.657-20, com a intenção de dobrar o abono anual dos dependentes e segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A proposta instituiu uma espécie de 14º salário para quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Infelizmente, a PL não saiu do papel. O projeto ainda pode ser votado, e deve ganhar destaque nos próximos meses, após a definição de detalhes importantes sobre o novo Auxílio Emergencial.

Fique de olho no site para receber mais novidades sobre os salários do INSS!

 

Leia Também