Antecipação do 13º do INSS esse mês? Entenda o cenário atual

Saiba qual é a situação sobre o 13º para beneficiários do INSS: vai ter pagamentos esse mês?

A antecipação do 13º salário é uma pauta que ganha destaque especialmente no final do ano. Trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas começam a se preocupar com os pagamentos desse valor a mais no período de festas. 

Contudo, quem recebe pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sabe que a situação é um pouco diferente. Entenda exatamente quais são as possibilidades desse pagamento que é crucial para os beneficiários e saiba exatamente como está o cenário de todos os brasileiros nesta situação nesse momento. Fique ligado para as principais informações.

Antecipação décimo terceiro INSS
Confira todos os detalhes sobre a antecipação do décimo terceiro do INSS em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Como funciona o 13º para beneficiários do INSS

Primeiramente, é necessário entender exatamente qual é a situação sobre os pagamentos para beneficiários do programa. 

Em anos anteriores, o Governo Federal fez o pagamento antecipado do 13º para aposentados e pensionistas do INSS normalmente. Com isso, um dinheiro caía na conta dos beneficiários e também era garantida uma injeção de recursos na economia. 

Em 2023 havia a preocupação sobre justamente por conta dos desafios econômicos que o país está vivendo.

Ninguém sabia ao certo, no início do ano, se os valores seriam disponibilizados de forma antecipada. Ainda assim, existia a garantia de que os pagamentos cairiam para os brasileiros.

Veja também: Estas doenças podem fazer com que você se aposente pelo INSS de forma rápida; veja a lista completa! 

13º para beneficiários do INSS em dezembro?

Os diversos fatores, como o cenário inflacionário, a arrecadação previdenciária e as prioridades fiscais, não foram suficientes para segurar esse benefício. 

Em outras palavras, o Governo Federal fez a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS em 2023 também. Ou seja, os valores já caíram no bolso daqueles que podem receber. 

Segundo o calendário oficial do INSS, a primeira parcela do 13º para os beneficiários caiu entre os meses de maio e junho. A segunda parte veio logo em seguida, com pagamentos caindo entre julho e julho. 

Em outras palavras, os pagamentos desse adicional em 2023 já aconteceram. Por isso, o valor agora não deve acontecer em dezembro. 

14º salário do INSS?

Por fim, existe há bastante tempo a discussão sobre a possibilidade de pagamento de mais um adicional além do 13º. 

Na verdade, esse debate ganhou força durante a pandemia, principalmente do projeto de lei que previa essa aprovação. Contudo, o PL 4367/2020 não seguiu e acabou ficando para trás. 

Ou seja, não há nada que indique que o Governo Federal poderá fazer o pagamento desse tipo de parcela esse ano. 

Ainda assim, os interessados devem lembrar que também não há indicativos de que o Governo Federal vai parar de pagar o 13º do INSS. Isso quer dizer que ano que vem novamente deve entrar o mesmo valor normalmente. 

Resumindo: não haverá pagamento a mais em 2023, muito menos em dezembro. Os valores seguem acontecendo normalmente de acordo com o calendário da Previdência Social que já está definido desde o início do ano. 

A antecipação ainda não foi confirmada para o ano que vem, mas também deve seguir acontecendo normalmente. 

Veja também: INSS vai pagar até R$ 7,5 mil para ESTES beneficiários; confira a lista com os SORTUDOS!