A ansiedade te pegou neste final de ano? Veja como lidar com ela!

Com a chegada do final do ano, é bastante comum que as pessoas se sintam mais ansiosas e estressadas, porém esse fator pode afetar bastante o seu dia a dia e rotina. Portanto, confira como lidar com esse momento!

A ansiedade consiste em uma emoção que é caracterizada por um estado emocional bastante desagradável que provoca agitação interior e muitas vezes vem acompanhada de um comportamento nervoso. O sentimento é vago e costuma vir acompanhado de medo e apreensão, que pode contar com tensão ou desconforto que se deriva de antecipação de perigo.

O sentimento de ansiedade, assim como o medo, não surge na vida de uma pessoa por escolha. Acredita-se que essa sensação venha de vivências interpessoais e também problemas na primeira infância. Além disso, existem ainda causas biológicas, como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas tendem a se sentirem mais ansiosas. Portanto, confira a seguir qual a melhor forma de lidar com esse sentimento!

Formas de lidar com a ansiedade de final de ano. Foto: Divulgação

Por que ficamos ansiosos no final do ano?

Chegamos finalmente no último mês de 2023, o que é motivo de grandes festas e celebrações. No entanto, esse período também carrega uma bagagem inesperada, que é uma dose extra de ansiedade para muitas pessoas.

Neste período do ano, é normal que as altas expectativas acabem se misturando com um turbilhão de pressões, que fazem que os níveis de estresse decolem consideravelmente. Diante disso, apesar desse período do ano ser repleto de brilho e alegria, também é quando as emoções mais podem nos incomodar, de forma a criar um cenário propício para altos e baixos emocionais.

Os psicólogos ressaltam que essa época do ano é marcada por uma grande complexidade emocional, especialmente no que diz respeito à manutenção ou criação de tradições. Para as pessoas que estão longe de casa ou estabelecendo as próprias famílias, essa pressão pode ser uma fonte de ansiedade.

Acontecfe que lidar com as expectativas de preservar ou formar novas tradições carrega consigo uma carga profunda emocional, e pode gerar muita ansiedade, especialmente para as pessoas mais jovens e para aqueles que estão longe dos seus entes queridos. Além disso, o final de ano ainda pode desencadear sentimentos de solidão ou saudade, especialmente para as pessoas que enfrentaram perdas ou estão longe da família e amigos.

A necessidade de criar momentos sociais idealizados, seja em festas, eventos ou reuniões familiares, ainda adiciona uma camada extra de estresse. Os especialistas ressaltam que a pressão para que tudo saia conforme o planejado pode ser intensa e isso ainda se soma com outras fontes de ansiedades já presentes.

Em meio a esses desafios emocionais, ainda existe a questão financeira que surge como um fator relevante nesse período. As compras de presentes e os preparativos para as celebrações costumam ultrapassar os orçamentos, de forma a levar a preocupações financeiras.

Confira também: Bolsa Família deve passar por mudanças IMPORTANTES em dezembro; confira

Como lidar com a ansiedade de final de ano?

Existem algumas dicas que podem ajudar a aliviar a ansiedade no decorrer da semana, são elas:

  • Estabeleça metas realistas para esse momento;
  • Organize uma lista de tarefas e priorize aquilo que considera essencial;
  • Pratique técnicas de respiração profunda para conseguir aliviar o estresse;
  • Busque manter uma rotina equilibrada, com sono adequado e exercícios físicos.

Saiba mais: Em dia de greve você pode faltar ao trabalho? Saiba o que diz a lei brasileira!