Aneel aprova AUMENTO na conta de luz de milhões de brasileiros; descubra quem será AFETADO

A Aneel aprovou um aumento médio de 7% na conta de luz e isso poderá afetar as economias de milhões de cidadãos brasileiros. Confira!

Conta de luz terá aumento após aprovação da Aneel – Na última terça-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 7% na tarifa de energia elétrica cobrada pela Light, distribuidora que atende aproximadamente 4 milhões de unidades consumidoras na região do Rio de Janeiro.

Aneel aprova AUMENTO na conta de luz de milhões de brasileiros; descubra quem será AFETADO
Aneel anunciou um aumento na conta de luz? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

 

Embora o percentual seja uma média geral, a análise individual dos diferentes tipos de consumidores revela que o reajuste será de 6,03% para os clientes conectados em alta tensão, como as grandes empresas; de 7,47% para os clientes conectados em baixa tensão, como pequenos negócios, exceto os clientes residenciais; e de 7,40% para os clientes residenciais.

Tais índices tarifários entram em vigor a partir desta quarta-feira (15). É importante ressaltar que a Light é uma concessionária que sofre com perdas não técnicas, ou seja, com os famosos “gatos” ou roubos de energia, que acabam impactando a tarifa dos demais consumidores.

Aumento na conta de luz aprovado pela Aneel

As empresas de distribuição de energia elétrica passam por reajuste tarifário anualmente, geralmente na data de aniversário do contrato de concessão de cada empresa. O cálculo para o reajuste leva em conta a inflação e os custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora, além dos encargos setoriais que são pagos via conta de luz.

Além disso, possíveis créditos tributários que a concessionária tenha direito, bem como outras medidas que podem reduzir o valor do reajuste, também são levados em conta. Em relação à Light, é importante destacar que a concessionária sofre com perdas não técnicas, que impactam diretamente no valor da tarifa para os demais consumidores.

A Aneel votou na terça-feira (14) o reajuste da Enel RJ, concessionária que fornece energia elétrica para o estado do Rio de Janeiro, além da Light. A aprovação do reajuste tarifário é sempre um tema delicado, já que afeta diretamente a vida dos consumidores, especialmente os de baixa renda.

O aumento no valor da conta de luz pode gerar impactos significativos no orçamento familiar, uma vez que é um serviço essencial e de uso diário. Cabe à Aneel buscar o equilíbrio entre os custos das distribuidoras e o poder aquisitivo da população, a fim de garantir que a energia elétrica esteja acessível a todos os brasileiros.

Veja também: Carregador na tomada faz AUMENTAR conta de luz? Confira!

Economize

A conta de energia elétrica pode ser uma das maiores despesas da casa e pode pesar bastante no bolso, principalmente em períodos de reajuste tarifário como o que acabamos de presenciar. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para economizar na conta de luz.

Uma dica é usar lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas convencionais. Além disso, é importante evitar o desperdício de energia, apagando as luzes ao sair de um ambiente e evitando deixar aparelhos eletrônicos em stand by.

Outra forma de economizar é usar a energia solar. Os painéis solares são uma opção cada vez mais viável, já que os preços dos equipamentos têm caído bastante nos últimos anos. Além disso, algumas concessionárias de energia oferecem programas de incentivo à instalação de painéis solares, o que pode ajudar a reduzir o investimento inicial.

Veja também: Verdade ou mito: saiba o que REALMENTE pode DIMINUIR o valor da sua conta de luz