Anatel toma ATITUDE para acabar com as TVs BOX piratas: CUIDADO!

Saiba se as novas ações da Anatel em relação aos aparelhos de TV Box afetam todas as pessoas que usam os aparelhos!

Quem é um pouco mais velho lembra que antigamente não havia muita opção para quem queria sintonizar diferentes canais na televisão. Os caminhos mais comuns eram dois: a antena parabólica ou então a assinatura de “TV a cabo” – que não era acessível para muita gente. 

Hoje em dia a internet mudou isso. Os serviços de streaming estão tomando conta do mercado e pouca gente ainda conta com aparelhos ou instalações em casa. Contudo, um tipo de tecnologia resiste e ainda chama a atenção: as chamadas “TV Box”. Entenda porque esse tipo de serviço também pode cair em desuso em breve e fique por dentro.

TV Box pirata
Saiba mais sobre a busca pelas TV Boxes piratas (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

 Anatel toma medidas contra a pirataria

Antes de mais nada, é necessário lembrar que o Brasil possui a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É ela a responsável por regular esse tipo de serviço no país. 

E o que está chamando a atenção nos últimos tempos é que a agência está tomando altas medidas para combater a pirataria de conteúdo audiovisual

Justamente por isso, a partir do dia 1º de setembro, a Anatel vai inaugurar oficialmente o primeiro Laboratório Antipirataria em Brasília. 

Esse novo espaço vai ser especializado em buscar e analisar os chamados TV Boxes clandestinos. Ou seja, o alvo são aqueles equipamentos usados para ter acesso pirata a conteúdos de televisão por assinatura. 

Lembrando que tudo isso está em vista do Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Esse plano foi aprovado pela Resolução Interna da Anatel nº 189, de fevereiro deste ano. 

Veja também: Seu CPF pode estar vinculado a uma conta que NÃO É SUA, veja como descobrir

Como vai ser o combate às TV Boxes piratas?

Esse novo Laboratório Antipirataria da Anatel vai usar recursos de tecnologia avançados neste processo. 

A ideia é conseguir fazer análises técnicas e o acompanhamento da oferta ilegal desse tipo de conteúdo audiovisual. Ou seja, quem não está usando nenhum tipo de equipamento proibido pode ficar tranquilo. 

O trabalho vai acontecer em parceria com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). O laboratório deve identificar equipamentos e também meios ilegais de acesso a conteúdo pirata. 

Ou seja, quem usa decodificadores clandestinos de TV por assinatura, por exemplo, também deve ficar ligado. 

Como saber se a minha TV Box é pirata?

Por fim, é sempre importante ressaltar que nem todos os aparelhos são ilegais. Inclusive, algumas operadoras disponibilizam equipamentos com acesso ao chamado IPTV. A Claro, por exemplo, possui a ClaroTV, assim como a Vivo possui o Vivo Play (via aplicativo). 

O que faz uma TV Box ser pirata é a falta de regulamentação da Anatel. Ou seja, se você comprou um aparelho que não possui um selo da Anatel na caixa (dentro ou fora), é possível que haja uma irregularidade. 

Ainda está em dúvida? Confira a lista oficial de Smart TV Box legalizadas e homologadas no site oficial do Governo Federal:

https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/certificacao-de-produtos/smart-tv-box-homologados

Sempre lembrando: evite a pirataria e nunca use aparelhos que ferem os direitos autorais de audiovisual ou de qualquer tipo. 

Veja também: FIQUE ALERTA: essas atitudes na internet podem configurar GRAVES CRIMES virtuais e você provavelmente NÃO sabia