Veja quais são os 8 ALIMENTOS mais RADIOATIVOS que quase todo mundo come

Alimentos, bebidas e até o ar contém doses de radiação que entram em contato inevitavelmente com o organismo. Confira as consequências.

Ao falar em radiação é comum que a primeira coisa que venha à mente sejam as usinas nucleares, os desastres que aconteceram ao longo da história e os perigos para a humanidade. Por isso que no primeiro momento a informação de que os alimentos mais radioativos são amplamente consumidos por quase todo mundo pode ser chocante.

Ao se deparar com esta informação surge logo a preocupação dos riscos que a ingestão dos alimentos radioativos representam para a saúde. A exposição prolongada à radiação é uma das causas do câncer, capaz de interferir no funcionamento das nossas células, mas será que a comida é o bastante para isto?

A seguir vamos desvendar os mitos e verdades sobre a radiação presente na comida, quais alimentos são mais radioativos, de que forma eles afetam à saúde e entender se existe motivo para preocupação. Afinal, sempre que se fala de radioatividade há um certo receio, temor e mistérios por trás.

Veja quais são os 8 ALIMENTOS mais RADIOATIVOS que quase todo mundo come
A quantidade de radiação não faz mal à saúde, ela na verdade ajuda na nossa evolução. Foto: divulgação

Lista dos alimentos mais radioativos

Alimentos que fazem parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas possuem radioatividade na composição de suas estruturas. Dessa forma, ao ingeri-los estamos introduzindo a radiação no nosso organismo. De acordo com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), quase todos os alimentos que consumimos têm algum grau de radioatividade.

Veja a seguir o ranking dos 8 alimentos mais radioativos:

  1. Castanha-do-Pará com 240 Bq/kg;
  2. Feijão Branco com 170 Bq/kg;
  3. Banana com 130 Bq/kg;
  4. Cenoura e batata com 125 Bq/kg;
  5. Sal e carne vermelha com 111 Bq/kg;
  6. Cerveja com 14 Bq/kg;
  7. Água com 6 Bq/kg;
  8. Manteiga de amendoim com 4 Bq/kg.

A radiação está presente nos alimentos porque existem materiais radioativos no solo desde que a Terra foi criada, estes materiais são repassados para os alimentos cultivados e até mesmo para a água. Existe ainda a radiação da atmosfera, que é basicamente o ar que respiramos, desta forma nós também temos uma quantidade de radiação interna.

Veja também: Não pode! Saiba quais são os ALIMENTOS BANIDOS em alguns países

Existe risco para a saúde?

A quantidade de radiação presente nos alimentos radioativos não é suficiente para prejudicar à saúde. Isso porque a radiação faz mal ao organismo quando somos expostos a grandes quantidades ou por muito tempo. Para desenvolver um câncer por causa da radiação dos alimentos, por exemplo, seria preciso comer um milhão de bananas de uma única vez.

A radiação presente nos alimentos normalmente é derivada do potássio, mas é uma quantidade muito pequena. Para se ter uma ideia, a banana, que é um alimento muito rico em potássio 40, tem 0,1 microsievert (μSv), medida que indica o impacto da radiação ionizante sobre os seres humanos. Em contrapartida, dormir ao lado de outra pessoa representa exposição a 0,05 μSv, o que é equivalente a meia banana.

Para causar câncer seriam necessários 100 milisievert (mSv), o que é um milhão de vezes mais do que a quantidade de radiação consumida ao comer uma banana. A morte imediata por radiação é resultado da exposição a 5 milhões de μSV.  Nosso corpo está acostumado com pequenas doses de radioatividade, o que é importante para a evolução da vida no planeta.

Veja também: Anvisa proíbe a venda de mais um tipo de ALIMENTO; você já deve ter comprado!