4 alimentos que você NÃO deve comer se quiser dormir bem

Publicada pela nutricionista Sara Venâncio em seu perfil no Instagram, a lista demonstra dicas para dormir bem

Uma boa noite de sono pode ser problema para muita gente. Isso porque nem sempre é possível dormir bem, devido a diversos fatores. No entanto, alguns destes fatores passam despercebidos pela grande maioria da população. Isto é, algumas vezes os alimentos que comemos podem estar diretamente ligados a este fatos. Assim, para garantir uma noite tranquila de sono, existem alimentos e bebidas que são necessários evitar consumir perto do horário que você costuma dormir.

Estes alimentos atrapalham o sono por possuírem cafeína e estimularem a produção da dopamina. Pensando nisso, a nutricionista Sara Venâncio elaborou uma importante lista.

4 alimentos que você NÃO deve comer se quiser dormir bem
Alimentos que causam insônia! Foto: divulgação

Alimentos

Alguns alimentos que tiram o sono, segundo a nutricionista, são: chá verde, preto e hibisco, chocolate amargo, carne vermelha e açúcar.

O chá verde possui boas quantidades de cafeína, sendo um composto bioativo que age no sistema nervoso central, assim, estimula a concentração e auxilia para tirar o sono.

Ademais, o chá verde também possui substâncias termogênicas, as quais aumentam a temperatura do corpo e afetam o sono.

Por isso, é recomendável consumir até 4 xícaras diariamente, como ingestão máxima. Enquanto isso, as pessoas com pressão alta só devem consumir até 3 xícaras do chá por dia.

É preciso tomar cuidado para crianças não consumirem o chá verde, além de mulheres grávidas e lactantes. Ademais, as pessoas com problemas de rim, fígado, tireoide, anemia, gastrite, úlceras e que têm insônia devem evitar o seu consumo.

Chocolate é outro alimento que pode conter quantidades altas de cafeína e teobromina, principalmente o que contém 70% de cacau. Os compostos bioativos deste alimento aumentam o foco e a atenção, reduzindo, assim, o sono. Ademais, o chocolate possui carboidratos, nutriente que fornece energia para nosso organismo e melhora a disposição. Por isso, recomenda-se o consumo de 25g por dia do chocolate amargo. Ademais, as pessoas com ansiedade, arritmia, refluxo, insônia e úlcera devem evitar o consumo deste produto.

Saiba mais: ESTES alimentos foram EXTINTOS com o passar do tempo; você lembra de algum deles?

Outros alimentos

Sendo assim, concluímos que alimentos com quantidades altas de cafeína tiram nosso sono. Assim, outros alimentos que devemos evitar antes de dormir para não perder o sono são: café, obviamente, além de canela, gengibre, erva mate, pimenta, guaraná em pó e bebidas energéticas.

No entanto, expliquemos os demais alimentos citados pela nutricionista Sara Venâncio em seu perfil no Instagram.

O açúcar, também citado pela profissional, tira nosso sono, principalmente, por causar alterações em nossos níveis de melatonina e serotonina, hormônios que equilibram o ritmo circadiano e que ficam responsáveis por nosso sono. Desse modo, o açúcar pode levar a problemas de insônia e causar a temida dificuldade para dormir.

Por fim, carne vermelha é outro alimento não recomendado para ingerirmos antes de dormir. Isso porque ela é rica em proteínas e não será digerida da forma correta por nosso metabolismo. Isto é, à noite, nosso metabolismo trabalha mais lentamente, demorando mais para digerir os alimentos.

Assim, massas, frituras e demais tipos de carne, a exemplo da carne de porco, podem causar azia e inchaço no estômago, dificultando nosso sono.

Veja também: ATENÇÃO! NUNCA coloque estes alimentos na AirFryer