Esses 5 ALIMENTOS não devem ser CONSUMIDOS à NOITE ou você terá problemas

A composição dos alimentos é capaz de provocar reações adversas, que atrapalham a qualidade do sono e causam a sensação de desconforto.

A alimentação possui um papel de destaque em nossas vidas, sendo fundamental para a manutenção de todos os nutrientes necessários ao corpo. Contudo, nem sempre as escolhas que fazemos são saudáveis, considerando que existe uma infinidade de opções que parecem mais atrativas e que são pouco nutritivas. O horário de comer também é fundamental, com alimentos que devem ser evitados à noite.

Isso acontece porque as nossas atitudes enviam sinais para o cérebro e o corpo do que está acontecendo, fazendo com que se torne um hábito o horário de acordar, de comer e de dormir, por exemplo. Mesmo quem não possui uma rotina definida, tem impactos maiores ou menores no organismo ao sair do padrão.

Determinados alimentos e tipos de comidas são mais leves e fáceis de serem digeridos e absorvidos pelo estômago, enquanto que outros possuem componentes e ingredientes que tornam a digestão mais lenta. A lentidão, por sua vez, impacta na sensação de saciedade e em outros fatores que interferem em hábitos diários e características do corpo.

Esses 5 ALIMENTOS não devem ser CONSUMIDOS à NOITE ou você terá problemas
A lista engloba os alimentos que demoram mais para serem digeridos. Foto: divulgação

Saiba o que não comer antes de dormir

Alguns alimentos podem causar insônia, indigestão e aumento de peso se forem consumidos antes de se deitar. Confira quais são e evite a ingestão deles à noite:

1. Café e bebidas estimulantes

As bebidas que possuem cafeína e outros estimulantes na composição podem dificultar o processo de pegar no sono. Isso acontece porque a cafeína e os estimulantes, quando consumidos até 6 horas antes de dormir, impedem a ação da adenosina, que é responsável, entre outras coisas, por conferir a sensação de sonolência ao nosso corpo.

2. Chocolate

O consumo em excesso de chocolate à noite representa riscos para a saúde, fazendo o alimento estar presente nesta lista. O chocolate, especialmente o escuro, contém cafeína e também possui teobromina, que é uma substância com potencial para causar agitação e aumento da frequência cardíaca. Sendo assim, comer chocolate antes de dormir deixa o corpo em estado de alerta e fica mais difícil pegar no sono.

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Alimentos para evitar à noite

3. Alimentos gordurosos e com muito açúcar

Esses alimentos são altamente calóricos e pouco nutritivos, o que contribui para o ganho de peso. Além disso, se forem consumidos à noite podem causar problemas de digestão, pois eles levam mais tempo para serem digeridos pelo organismo, o que consequentemente gera o desconforto ao se deitar para dormir.

4. Alimentos ácidos e cítricos

Frutas cítricas e alimentos mais ácidos podem desencadear um quadro de refluxo quando são consumidos durante à noite, o que resulta em um processo que faz o ácido produzido pelo estômago aumentar e voltar para o esôfago. Em casos extremos há danos ao tecido esofágico e um grande desconforto abdominal.

5. Alimentos picantes

As comidas picantes e ardidas possuem mais chance de desencadearem indigestão ou refluxo ácido ao serem consumidas antes de dormir, tendo em vista que podem causar irritação nos tecidos do estômago e esôfago. Dessa forma, o processo de digestão se torna mais lento, doloroso e desconfortável para as pessoas que tentam descansar.

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