Alimentos e Substâncias Proibidas para Cães e Gatos: Não deixe seu pet comer

Na grande maioria das vezes, o pet é um integrante da família tratado com todo amor e carinho.  Com isso, é comum muitas pessoas darem sobras do jantar, guloseimas e outros, sem saber o mal que está fazendo para o melhor amigo.

Há momentos que é impossível resistir aqueles olhinhos pidões do pet, não é verdade?  Mas, é necessário sempre ter em mente que há alimentos e substâncias que mesmo o seu amigo pedindo, não pode dar de jeito algum.

Você sabe quais são estes alimentos e substâncias?  Então, confira!

Alimentos e Substâncias Proibidas para Cães e Gatos: Não deixe seu pet comer
Alguns alimentos e substâncias são perigosos para os pets. Imagem: Agência Brasil

Alimentos e Substâncias Proibidas para Cães e Gatos: Não deixe seu pet comer

1. Alho e cebola

Evite ao máximo dar qualquer comida temperada, principalmente quando há cebola e alho, pois eles podem causar anemia, danos aos rins, entre outros.

Além disso, se o seu pet está sentindo dor no estômago, fraqueza ou até mesmo sangue na urina, o indicado é levar o mais rápido possível ao veterinário.

2. Chocolate

Você pode achar que um pedaço pequeno de chocolate seja algo inofensivo, porém está completamente equivocado.  A teobromina e cafeína existente no chocolate é letal.  Quanto mais escuro for o chocolate, pior.

Alguns sintomas causados pelo chocolate são aumento da frequência cardíaca, vômito, dores abdominais, irritação, convulsão e até mesmo a morte.

3. Abacate

Você sabia que praticamente quase todas as partes do abacateiro são tóxicas ao pet?  Pois é, o caroço pode sufocar o animal e a própria fruta devido ao teor alto de gordura pode causar vômitos e dores no estômago.

4. Xilitol

Esta substância está presente na maioria dos produtos light e diet.  Eles não causam danos ao ser humano, porém diferente é com os animais.

O xilitol pode dar uma drástica hipoglicemia, causar atordoamento e convulsões.  Os sintomas surgem após 30 minutos da ingestão.

5. Uvas

A uva e o seu suco podem causar insuficiência renal, insuficiência hepática, diarreia, vômitos e até mesmo a morte.

Os sinais surgem depois de 4 a 6 horas de consumo.

6. Frango

O tempero presente na carne é um grande problema para os pets, assim como também os ossos que depois de ingeridos podem causar obstruções no intestino e no estômago.

7. Comida vencida

Muitas pessoas possuem o hábito de dar ao pet alimentos recém-vencido, mas isso é algo muito preocupantes, pois se houver fungos, poderá causar convulsões podendo até mesmo levá-lo a morte.

8. Milho na espiga

Seu pet gosta de ficar mastigando e mordendo aquele osso sintético por horas?  Saiba que se ele engolir a espiga poderá morrer engasgado.

9. Laticínios

A maioria dos pets são intolerantes à lactose e por isso, nada de dar leite ou sorvetes.  Os gatos apesar de acharmos que amam leite, o ideal é evitar porque há um teor alto de gorduras e com isso, podem ter diarreia e gases.

10. Salmão cru

Nada de dar sashimi cru para o seu amigo, pois poderá causar o envenenamento devido as parasitas, lembrando a parvovirose.  Os sintomas do pet que come sashimi são diarreia com sangue, vômito, febre, prostração, perda de apetite, entre outros.  É possível, também que haja como resultado a morte.

11. Fígado

Um pequeno pedaço não faz mal, porém se for em grande quantidade, poderá causar até a morte.

12. Caroços de frutas

Quaisquer frutas com caroços são perigosíssimos por poderem causar a asfixia e até mesmo obstrução no intestino.

Ademais, as frutas possuem glicosídeos cianogênicos que podem causar salivação excessiva, dificuldade respiratória, convulsões e coma.

13. Café

Você sabia que a cafeína estimula o sistema nervoso central?  Como consequência, ele pode causar a morte do seu pet ou vômitos.

14. Sal

Nada de colocar sal na comida do seu pet, pois poderá causar depressão, vômitos, tremores, diarreia e febre.

15. Plantas

As plantas tóxicas ao ser humano também são para os pets.  Dessa forma, é preciso redobrar os cuidados caso tenha em casa palmeira sagu, lírios, azaleias, mamona e oleander.

Estas plantas podem causar insuficiência renal, arritmia cardíaca e morte.

Veja mais:  Dicas para acabar com as formigas na cozinha e no pote dos pets